Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST AU participa da I Semana de Saúde de Marcelino Ramos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5233/cerest-au-participa-da-i-semana-de-sade-de-marcelino-ramos

02/05/2011

CEREST AU participa da I Semana de Saúde de Marcelino Ramos

CEREST AU participa da I Semana de Saúde de Marcelino Ramos

CEREST AU participa da I Semana de Saúde de Marcelino Ramos
CEREST AU participa da I Semana de Saúde de Marcelino Ramos

 

               O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador participou no dia 28 de abril da I Semana de Saúde do Município de Marcelino Ramos. No evento, realizado no auditório do Instituto de Educação da cidade, e equipe técnica do CEREST abordou o tema “Saúde e trabalho caminhando juntos”, através de um Ciclo de Palestras.

 

              No evento foram abordado três temas relevantes voltados à saúde do trabalhador: “Prevenção de acidentes no meio rural”, explanado pela técnica em segurança do trabalho, Daniela Michelin, que ressaltou a importância da conscientização e sensibilização dos trabalhadores rurais para os riscos e as consequências da ocorrência de acidentes no seu ambiente de trabalho; “Intoxicação por agrotóxicos”, proferida pela técnica de enfermagem, Taís Manfredini, que relatou as principais consequências deste agravo, bem como enfatizou a importância das medidas de proteção que devem ser adotadas durante a manipulação, aplicação e armazenamento dos agrotóxicos e “Prevenção de doenças da coluna vertebral”, ministrada pela fisioterapeuta Alana Cardoso, que abordou as principais doenças da coluna vertebral decorrentes das posturas inadequadas no ambiente de trabalho e repassou orientações com relação a prevenção.

 

              O Ciclo de Palestras faz parte do cronograma de atividades em comemoração ao primeiro ano do CEREST e ao dia 1º de maio – Dia Mundial do Trabalhador. Participaram do evento o secretário municipal de saúde, Jandir Cassol, profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e comunidade em geral.

 

              Para Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a participação do CEREST em eventos e atividades nos municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde demonstra, claramente, que o serviço e a temática são regionais e devem ser abordados desta forma.