Prefeitura Municipal de Erechim - Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5212/teleconferncias-qualificam-trabalho-dos-profissionais-de-sade-do-municpio

27/04/2011

Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município

Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município

Teleconferências qualificam trabalho dos profissionais de saúde do município

 

Secretaria da Saúde oferece serviço todas as quintas-feiras a médicos, enfermeiros e técnicos das UBSs

 

              Todas as quintas-feiras uma média de 30 profissionais da saúde pública municipal dedicam sua manhã para aprender sobre a saúde da mulher, mais especificamente temas ligados aos avanços recentes no controle do câncer de colo do útero e suas novas tecnologias. Esses profissionais participam do Programa Telemedicina.

 

              Com início no segundo semestre de 2010 o Programa Telemedicina vem acontecendo semanalmente e é voltado para os médicos, enfermeiros e técnicos das Unidades Básicas de Saúde do município. O Programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o INCOLO – Instituto de prevenção do Colo do Útero, vinculado ao Hospital de Clínicas da capital gaúcha, e tem como coordenador o médico Paulo Naud, também coordenador do INCOLO .

 

              As teleconferências acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e são ao vivo com palestras dos médicos que trabalham no INCOLO, sendo mediada pela enfermeira coordenadora do Programa Materno Infantil, Neusa Ferrari. Muitos assuntos relacionados ao tema centralizador são palestrados e debatidos. Os profissionais que tiverem dúvidas podem saná-las na mesma hora. Alguns dos assuntos abordados nas teleconferências foram o da prevenção do câncer de colo uterino, a citologia do colo do útero e a coleta adequada, inspeção visual com lugol e ácido acético como também sobre a vacina e a prevenção ao HPV.

 

               A mediadora da Telemedicina, Neusa Ferrari argumenta sobre a importância de se manter atualizado na área da saúde da mulher. “Esse é um assunto muito importante na medicina e como é uma área que cresceu e se desenvolveu muito manter-se atualizado é fundamental para podermos realizar atendimentos e procedimentos adequados e atuais em nossas UBS”.

 

             O Diretor de Ações e Serviços em Saúde, Joel Szuchman, destacou que para aderir ao programa era necessário disponibilizar computador com conexão a internet, caixa de som, microfone e câmera web. Desta forma, não houve custo financeiro, pois a Secretaria Municipal de Saúde já possuía esta infraestrutura.

 

               O tema para a 18ª Capacitação através do Programa de Telemedicina - Prevenção do Câncer de Colo do Útero a ser realizada no dia 28 de abril, próxima quinta-feira no horário das 10h às 12h será: “Hormônios/ Câncer: Mito ou realidade?”, e terá como palestrante a Dra. Maria Celeste.