Prefeitura Municipal de Erechim - Começa a terraplenagem da Central Regional de Comercialização
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5210/comea-a-terraplenagem-da-central-regional-de-comercializao

27/04/2011

Começa a terraplenagem da Central Regional de Comercialização

Começa a terraplenagem da Central Regional de Comercialização

Começa a terraplenagem da Central Regional de Comercialização

 

 

Prédio de quase 600 metros quadrados será erguido atrás da Escola São Cristóvão e tem a missão de apoiar e organizar atividades que busquem a viabilização dos empreendimentos da agricultura familiar da região

 

               Iniciou na última semana a terraplenagem no local onde será instalado o prédio da Central Regional de Comercialização. Os recursos para a edificação são da Prefeitura de Erechim e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Central tem o intuito de apoiar e organizar atividades que busquem a viabilização dos empreendimentos da agricultura familiar da região Alto Uruguai. A prefeitura está fazendo a terraplenagem e a empresa Pires e Filho é a responsável pela construção da obra.

 

               Serão quase 600 metros de área construída, num valor que chega a quase R$ 1 milhão, incluindo equipamentos e veículos. O local contará com pavilhão, câmara fria e todo o material necessário para o funcionamento da Central, como equipamentos para comercialização, caixas plásticas, embaladora à vácuo, móveis, balanças, empilhadeira, caminhão e automóveis, entre outros.

 

               A Central Regional se propõe a ser uma organização de apoio e articulação das cooperativas, associações de produtores, feirantes e agroindústrias da agricultura familiar da região que trabalham com produtos ou atividades inovadoras agrícolas e não agrícolas. São eles: produtos orgânicos, coloniais, produtos de agroindústrias familiares, produtos destinados ao comércio justo, hortifrutigranjeiros, cereais (feijão, pipoca, amendoim), entre outros.

 

              Há 15 anos a agricultura familiar e todas as entidades ligadas a ela vem discutindo o tema da Central Regional de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar. Nesta administração e com o apoio de diversos parceiros, foi possível a captação de recursos, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a construção da estrutura física e instrumentalização da Central.

 

              O objetivo primordial do local será de atender toda a agricultura familiar da região Alto Uruguai no que tange o gerenciamento e a comercialização dos seus produtos. A Central Regional já conta com o apoio da Central Estadual de Abastecimento e Segurança Alimentar do Estado. A ideia é que a CEASA tenha um escritório instalado no pavilhão da Central Regional, e que através disso, se possa estabelecer uma relação direta para uma comercialização estadual dos produtos da região Alto Uruguai. Está ainda em discussão no Conselho Regional de Secretários da Agricultura a disponibilização no prédio de um espaço para instalação do CONDSAU - Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Alto Uruguai, que está em construção.

 

              Mais do que comercializar os produtos dos agricultores familiares, de forma direta ou buscando parcerias a Central prestará assistência técnica, assessorias e orientação sobre gestão. “Trabalharemos tendo como foco a geração de mais renda ao agricultor familiar e o fornecimento de produtos de qualidade ao consumidor”, diz o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Eloir Griseli.