Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Casas da Solidariedade reconhece experiência de Erechim como modelo para o Estado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5200/programa-casas-da-solidariedade-reconhece-experincia-de-erechim-como-modelo-para-o-estado

25/04/2011

Programa Casas da Solidariedade reconhece experiência de Erechim como modelo para o Estado

Programa Casas da Solidariedade reconhece experiência de Erechim como modelo para o Estado

Programa Casas da Solidariedade reconhece experiência de Erechim como modelo para o Estado
Programa Casas da Solidariedade reconhece experiência de Erechim como modelo para o Estado

 

              Para debater o PL 36/2011, que institui o Programa Casas da Solidariedade, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública em Erechim nesta segunda-feira, dia 25. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e visa garantir condições adequadas aos pacientes em situação de vulnerabilidade social que se encontram em tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora de sua cidade de origem.

 

             O prefeito Paulo Polis e a vice Ana Oliveira prestigiaram a audiência, e o secretário municipal de Saúde, Plínio Costa Jr. explicou que o albergue de Erechim instalado em Porto Alegre, é referência para pacientes do SUS, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para atendimento fora do domicílio residencial em casos de consulta ou assistência hospitalar de média e alta complexidade não disponíveis eventualmente no município. O prefeito Polis enfatizou a importância destas casas contarem com profissionais aptos ao acolhimento procurando sempre estabelecer relações humanizadas com os pacientes.

 

              O encontro contou também com a presença dos deputados estaduais Altemir Tortelli, Jurandir Maciel e Gilmar Sossella. O deputado Tortelli, representante do Alto Uruguai, além de destacar o bom trabalho desenvolvido no albergue de Erechim em Porto Alegre, quer que a cidade seja sede de uma destas casas que serão instaladas futuramente pelo Governo do Estado.

 

             A comunidade regional foi representada por diversas lideranças, que enalteceram a iniciativa do projeto, destacando que este debate deve vir associado a discussões quanto a organização dos sistemas de saúde regionais inclusive quanto ao financiamento dos serviços que devem ser custeados pelas três esferas de governo.

 

              A Secretaria da STDS foi representado pelo coordenador da Lei da Solidariedade da STDS, Roberto Pesce, que apresentou à população e autoridades como o Programa deverá ser desenvolvido. “As audiências estão sendo importantes para colhermos opiniões que vão colaborar com a construção da iniciativa, bem como para ouvirmos os anseios da população”.

 

              A meta da STDS é a construir uma casa em cada um dos pólos regionais de saúde do Estado, por meio de convênios com os municípios. A partir da aprovação do Projeto de Lei (PL), encaminhado pelo governador do Estado, Tarso Genro, à AL, a equipe da STDS começa a executar a iniciativa.

 

              Também participaram do encontro, o diretor do Departamento Administrativo da STDS, Marcelo Arruda, representantes do governo do Estado, prefeitos e vereadores da região, secretários de saúde, coordenador adjunto da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, João Darci Resende e Claudio Henrique Giacomini representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia – que apoia a iniciativa.

 

              As próximas audiências estão previstas para o mês de maio, nos seguintes municípios: Santa Maria (09), Caxias do Sul (13), Pelotas (16), e Frederico Westphalen e Ijuí, locais em que a data ainda não foi definida.

 

Visita ao Caol

            Os representantes da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, acompanhados do prefeito Paulo Polis, do deputado estadual Altemir Tortelli e do secretário municipal de Saúde, Plinio Costa Jr., de Claudio Henrique Giacomini representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia e do vereador Sérgio Alves Bento de Erechim, visitaram o Centro de Apoio Oncológico Luciano – Caol, sendo recebidos pela presidente Marilene Terezinha Rigo. Reconheceram na entidade um grande exemplo de referência e qualidade no atendimento solidário, humanizado e de caráter filantrópico aos pacientes do SUS atendidos no hospital Santa Terezinha no setor de oncologia.