Prefeitura Municipal de Erechim - Rally Internacional de Erechim se renova em 2011
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5121/rally-internacional-de-erechim-se-renova-em-2011

07/04/2011

Rally Internacional de Erechim se renova em 2011

Rally Internacional de Erechim se renova em 2011

Rally Internacional de Erechim se renova em 2011
Rally Internacional de Erechim se renova em 2011

 

Evento busca no passado a inspiração para seguir sendo a maior e melhor prova de rali de velocidade do Brasil

 

              Chancelado pela FIA, Federação Internacional de Erechim. É assim que o Rally Internacional de Erechim será realizado este ano. Esta foi apenas uma das grandes novidades para a prova deste ano, que abrirá os campeonatos Brasileiro e Gaúcho e receberá a segunda etapa do Sul-americano de rali de velocidade, e que foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, na URI- Campus de Erechim.

  

            A solenidade de lançamento da prova, que vai ser realizada entre os dias 5 e 8 de maio, na considerada “capital do rali brasileiro”, contou com a presença de autoridades desportivas e políticas ligadas ao evento, além de competidores e convidados.

 

              Durante o lançamento foram apresentadas as novidades para o rali deste ano, que foi buscar no passado a inspiração para seguir como a melhor e maior prova do rali de velocidade brasileiro. Estão de volta ao cronograma da prova, as especiais (trechos cronometrados) com a curva do São Roque e a antiga Cristalina, hoje a Printmax. Além disso, o público amante da velocidade, poderá conferir novamente a apresentação dos “astros” do espetáculo na largada promocional que volta a ser realizada no centro da cidade. Este evento, que costuma levar verdadeiras multidões à Praça da Bandeira, coração de Erechim, acontecerá na quinta-feira, 5 de maio.

 

               O coordenador geral do Rally, Claudio Pagliosa lembrou a evolução que o evento teve nos últimos 14 anos. “O Rally internacional de Erechim se solidifica a cada edição, como um evento de cada um de nós, se não fosse desta maneira, não teria a grandiosidade que possui, pois cada cidadão é o seu idealizador e seu promotor. Unindo a paixão e a ousadia de todos, fazemos o maior rali do Brasil. A prova de Erechim tem um mix de mistério no ar, pois além de contribuir com a economia local, movimenta algo maior que as coisas materiais. Movimenta a auto-estima daqueles que organizam, que assistem, que correm,que vibram, que choram,que fazem parte da segurança, enfim, é o conjunto de todos estes artistas, que faz esse rali ser especial”, destacou.

 

               Destacou a nova logomarca da prova. “Esta nova marca possui característica forte e limpa de nossa terra, onde leva a cuia de chimarrão, marca da hospitalidade do povo gaúcho, dando ênfase à cidade onde tudo começou”, citou. Também lembrou que a marca FIA, unida ao evento, só está presente em quatro grandes eventos realizados no Brasil, Fórmula 1, WTCC, GT1 e o Rally de Erechim. “Ao mesmo tempo em que esta chancela da FIA nos dá orgulho, com certeza, nos traz também mais preocupação, a de que temos ainda mais responsabilidade e trabalho”, disse Claudio.

 

             O presidente do Erechim Auto Esporte Clube, entidade promotora do evento, ressaltou a importância do evento desta quarta-feira. Para ele, o Clube é apenas o integrador de uma série de entidades que fazem o sucesso do Rally de Erechim.

 

               A programação e estrutura de prova deste ano foi apresentada pelo diretor de prova, Adilson Stankievicz. Ele enalteceu o trabalho realizado pela comissão de segurança do evento. “Este é um trabalho muito importante e que busca minimizar risco e fazer com isso um rali ainda melhor. Já foi dito aqui que o rali aumenta a auto-estima da cidade e isso amplia nossa responsabilidade. Vamos buscar fazer com paixão, mas também com qualidade e profissionalismo o melhor rali de todos os tempos”, frisou Adilson.

 

             Durante o evento Luis Tenebro falou em nome dos competidores de Erechim. O piloto ressaltou a história e a motivação que o clube buscou nestes anos para transformar o Rally de Erechim na maior prova brasileira. Paulo Lemos, paranaense que venceu a primeira edição do Rally e Erechim em 1998, foi o homenageado da noite. Se disse honrado com o convite. “Milito no rali há 37 anos, respeito todos os que fazem este esporte, mas se digo que o Rally de Erechim é o melhor do Brasil, é porque isso realmente é verdade”, acrescentou.

 

              O presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Mario Cavaletti, o diretor da URI (Campus de Erechim Paulo Sponchiado e o prefeito de Erechim, Paulo Polis também enfatizaram a importância que o Rally de Erechim tem tido para a cidade e a região. “Somos uma cidade que oferece trabalho ao nosso povo, mas também lazer, entretenimento, grandes eventos como o Rally Internacional. E espero que todos sintam este espírito e façam parte deste grandioso evento para a cidade”, ressaltou.

 

               O Presidente de Honra da prova, deputado federal Marco Maia, que também o presidente da Câmara Federal, não pode estar presente devido aos compromissos como dirigente, mas enviou sua mensagem de motivação e apoio aos organizadores do evento.

 

               O Rally deste ano será composto de 12 especiais. As duas primeiras serão disputadas na sexta-feira, 6, à noite, no Super Prime, em pista especialmente montada para a disputa, junto ao Parque da Accie, onde também ficará toda a estrutura de apoio e administrativa da prova. No sábado, 6, serão mais seis especiais pelo interior dos municípios de Erechim e Paulo Bento, e mais duas especiais no Super Prime. O rali terminará no domingo com a disputa de outras quatro especiais.