Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura lança o projeto Bem Viver: A vida na melhor idade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5120/prefeitura-lana-o-projeto-bem-viver-a-vida-na-melhor-idade

07/04/2011

Prefeitura lança o projeto Bem Viver: A vida na melhor idade

Prefeitura lança o projeto Bem Viver: A vida na melhor idade

 

Público-alvo são as pessoas acima de 50 anos e participantes de grupos de idosos. No total, 1.000 pessoas devem ser atendidas por ano através da iniciativa. Segundo o prefeito Polis, projeto tem como foco qualidade e celebração da vida

 

                O envelhecimento não ocorre igualmente em todo ser humano. Alguns apresentam maiores dificuldades neste processo. Contudo, com o avançar da idade, todos necessitam de atenção e cuidados específicos para que isso ocorra de forma saudável. Envelhecer não é adoecer. É fundamental oferecer orientações aos idosos, suas famílias e à sociedade como um todo sobre os cuidados que esta fase da vida requer. Todos precisam aprender a envelhecer com saúde, com qualidade de vida.

 

              E buscando essa qualidade é que a Prefeitura de Erechim, através do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria Municipal de Saúde, lançaram na manhã desta quinta-feira, dia 07, o projeto “Bem Viver: A Vida na Melhor Idade”, que tem como ênfase o cuidado da pessoa idosa.

 

              Participaram do lançamento, o prefeito Paulo Polis, a primeira-dama, Cristiane Zamboni Polis, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor de Andrade, o secretário de Saúde, Plínio Costa Júnior, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gladies Ebert, a presidente da Associação de Apoio ao Idoso Erechinense, Paula da Rosa, o presidente da Associação Idosos pela Vida, Névio Luiz Longo, os vereadores Lucas Farina e Sério Alves Bento, bem como secretários municipais, servidores da prefeitura e grupos de idosos.

 

              O secretário Andrade entende que a cultura e o esporte são meios de se promover a qualidade de vida. Disse que não existe idade limite para mudar os hábitos de vida, mas que o quanto antes o fizermos uma vida melhor e mais longa teremos. Conforme o secretário Plínio, as doenças que mais acometem os idosos tem sua prevenção diretamente ligada a prática de exercícios físicos e da boa alimentação. “A longevidade é uma prerrogativa do que fizemos com nosso corpo ao longo da vida”, destacou.

 

              A primeira-dama, Cristiane Zamboni Polis falou sobre a necessidade de se conscientizar jovens e adultos de que o idoso de décadas atrás não é o mesmo de hoje, que já passou o tempo que envelhecer era sinônimo de ficar em casa. “O avanço da idade não reprime qualquer capacidade do indivíduo, é apenas uma questão de adaptação às novas limitações, principalmente as do corpo. Entendemos que a sociedade precisa dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade defendendo sua liberdade, autonomia e bem estar, e é dentro deste contexto que podemos afirmar que são muitas as formas de assim fazer, e de realimente viver essa belíssima fase da vida”.

 

             É nessa perspectiva de melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas idosas, que o projeto Bem Viver orgulha-se de oferecer um trabalho de educação permanente em saúde, com abordagem na prevenção de doenças do corpo e da mente, no desenvolvimento prazeroso da atividade física, do lazer, da dança, bem como a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.

 

             Para o prefeito Paulo Polis este é um projeto que acima de tudo celebra a vida. “O sonho do administrador público é gastar menos dinheiro com a compra de remédios e mais com a qualidade de vida dos seus munícipes. Por isso investimentos em projetos como este, em que a saúde é imprescindível para viver melhor”. O prefeito acredita que quanto mais pessoas estiverem participando desta ideia, se divertindo e se exercitando, menos vezes elas serão acometidas por doenças e precisarão buscar um posto médico. Polis citou, ainda, o exemplo do Centro de Lazer com academia a céu aberto do Parque Longines, exemplo que em breve deverá se estender a outros 10 pontos da cidade.

 

Conheça o ‘Bem Viver’

 

              Segundo o último censo do IBGE, o município de Erechim possui 96.031 habitantes, sendo 19.441 acima de 50 anos de idade. Essa população se concentra em sua maioria na zona urbana, são pessoas que ainda tem vida ativa, e mesmo com os problemas ocasionados com a chegada da velhice, participam de eventos organizados por seu bairro.

 

             O programa Bem Viver é uma versão erechinense da experiência chinesa, que existe há mais de dez anos nas Praças de Pequim, com resultado bastante positivos, segundo as autoridades de saúde chinesas. Tem como principal objetivo transformar a chegada da velhice que é um período inevitável, em um momento prazeroso e alegre, com palestras sócio educativas, jogos, músicas e dança.

 

             O programa tem como público-alvo os idosos, podendo participar também pessoas acima de 50 anos de idade que estão cadastradas na Associação de Apoio ao Idoso Erechinense e Associação de Idosos pela Vida. O projeto possuirá uma carga horária de 30 horas mensais sendo trabalhado 1 hora e 30 minutos por semana em cada grupo. A duração do projeto será de 5 meses em cada grupo. A meta do Bem Viver é atender cerca de mil idosos por ano no município.

 

O programa Bem Viver será desenvolvido em 06 módulos:

– No módulo 1 “A vida em movimento”, serão desenvolvidas atividades física na academia do Centro de Lazer “Viva Melhor”, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica. Cada grupo utilizará a academia duas vezes por semana com o acompanhamento de profissionais da área.

 

– O módulo II “Saúde em foco”, será trabalhado na sede de cada grupo com atividades voltadas a área da saúde, especificamente enfermagem e psicologia, proporcionando dinâmicas de grupos, palestras, conversas sobre temas como diabetes, hipertensão, parkinson, com intuito de sanar dúvidas mais frequentes e educar para as doenças que os afetam nesta fase da vida.

 

– O Módulo III “Alimentação Saudável” - também realizado na sede do grupo objetiva trabalhar na área de nutrição, destacando os alimentos importantes para essa fase da vida, além de dicas sobre cozimento e preservação de suas propriedade nutritivas. Para trabalhar esse módulo, o programa contará com nutricionista e estagiários da área.

 

– No Módulo IV “Odontologia” - a ênfase será a saúde bucal, destacando a preocupação com o câncer bucal, cárie e placa bacteriana, higiene bucal, halitose e outras doenças.

 

– O Módulo V “Dançar a Vida” - trabalhará a expressão corporal, o movimento através da dança e a alegria. Este módulo é desenvolvido pelos profissionais da área da educação física, explorando o potencial dos participantes através da dança.

 

- “Curtindo a Vida” - é o sexto e último módulo onde os participantes terão um momento de reflexão através de filmes e jogos selecionados pela equipe organizadora do projeto nos seus respectivos grupos.

 

               O Gabinete da Primeira Dama juntamente com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria Municipal de Saúde, como pólos administrativos, oferecem todos os indicativos para intervir de forma multidisciplinar nesta faixa etária da população, articulando ações que viabilizem um resgate produtivo do ser, trabalhando o mesmo de forma global, valorizando os aspectos individuais do idoso. Espera-se dessa forma, resgatar a cidadania dos idosos, aproveitando esses espaços para informar, conscientizar e orientar a respeito de seus direitos.

 

Equipe

              A primeira-dama Cristiane Zamboni Polis, apresentou a equipe que está envolvida no planejamento e execução do projeto Bem Viver:

 

Clarisse Maronesi (Secretária Adjunta de Cultura, Esporte e turismo)

Cátia Banaszeski (coordenadora do projeto)

Tales Magnabosco (coordenador do projeto)

Solange Punhi (psicóloga)

Luciana Baruffi (gabinete 1ª dama)

Alex Sass (odontólogo)

Cleusa Moroli de Vargas (nutricionista)

Samile Kania (gabinete 1ª dama)

Vanessa Sacramento (gabinete 1ª dama)

Renilde Kammler (gabinete da 1ª dama)

 

Atividades

               As atividades do Dia da Melhor Idade se estenderam durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente neste evento, oferecendo serviços de saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. As atividades do dia ficaram a cargo do educador físico, Jocelito Moraes, especialista em dança aeróbica na melhor idade.