Prefeitura Municipal de Erechim - DTI participa do 8º Fórum Internacional de Software Livre
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/505/dti-participa-do-8-frum-internacional-de-software-livre

19/04/2007

DTI participa do 8º Fórum Internacional de Software Livre

DTI participa do 8º Fórum Internacional de Software Livre

DTI participa do 8º Fórum Internacional de Software Livre
    As assistentes de processamento de dados Cludia Roismann e Marister Morgan, representaram o DTI Departamento de Tecnologia da Informao, da Prefeitura de Erechim, em Porto Alegre da 8 Edio do Frum Internacional de Software Livre. As colaboradoras foram em busca de solues de software, que alm de gratuitos so distribudos juntamente com seu cdigo fonte, podendo ser modificados e adequados s necessidades especficas do municpio.
    Nosso projeto no substituir a utilizao dos sistemas que atualmente esto implantados na prefeitura, e sim buscar novas solues para reas que ainda sofrem carncia de informatizao diz Cludia. J Marister afirma que foi muito importante a participao no encontro. Foi de grande valia a ida ao Frum. L encontramos diversas solues que podero ser aplicadas em nossa realidade.
    A participao das assistentes no Frum vem  ao encontro do projeto iniciado pelo DTI no ano de 2001, que visa a expanso da utilizao do software livre, visando economicidade ao deixar de pagar licenas para utilizao de software proprietrio.
    Rodrigo Santin, Gerente do DTI, esclarece que atualmente todas tecnologias de servidores utilizadas pela prefeitura so baseadas em software livre, assim como a utilizao de editores de texto e planilhas em diversos setores. A expectativa que as assistentes possam expandir a utilizao de softwares aplicativos, baseados em software livre, e que em um segundo momento possam aumentar sua participao contribuindo para o desenvolvimento destes projetos, diz Rodrigo.
    O Secretrio de Administrao Eldio Scaranto apia o projeto da equipe, e est certo de que investir nesta idia trar bons resultados para o municpio.