Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 10kg de lixo são retirados de uma boca de lobo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5021/mais-de-10kg-de-lixo-so-retirados-de-uma-boca-de-lobo

17/03/2011

Mais de 10kg de lixo são retirados de uma boca de lobo

Mais de 10kg de lixo são retirados de uma boca de lobo

 

Prefeitura realiza a limpeza destes locais e conta com a população para evitar que lixo volte a se acumular

 

             Pedaços de sacolas plásticas, papel de bala, copo descartável, latas de cerveja, dezenas de garrafas pet e até uma vassoura foram retirados na manhã desta quinta-feira de uma boca de lobo próxima a Feira do Produtor em Erechim. O material soma mais de 10 kg de entulhos e foi retirado pelo Setor de Saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação da Prefeitura de Erechim.

 

               O trabalho da equipe é constante e a cada boca de lobo aberta a decepção em encontrar tanto lixo em lugar indevido. Conforme o chefe do Setor, João Brós, cerca de 90% do material encontrado nas bocas de lobo é de garrafa pet. O plástico logo entope os bueiros e em casos de chuva forte a água não consegue ganhar escoamento.

 

             A prefeitura pede a colaboração da população para que não jogue lixo nestes locais. “Os bueiros são fechados com grade e tampa, e as garrafas pet de 2 litros não teriam como entrar nele se não fosse a ajuda de alguém que abre a tampa e coloca a garrafa lá dentro”, comentam eles.

 

             De acordo com técnicos da Secretaria um dos maiores problemas da pouca vazão de muitos bueiros acontece justamente por causa deste tipo de problema, por isso é solicitada a colaboração da comunidade para que não jogue lixo nas ruas, que acabam colaborando para dificultar o escoamento da água.

 

              Para conscientizar a população sobre este problema e os demais relacionados especialmente quanto a geração de resíduos por parte da população, é que a Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo o Programa Cidadão Consciente. As capacitações estão iniciando agora com os funcionários da Prefeitura e com os estudantes das escolas municipais e estaduais. O trabalho, bastante abrangente, busca parceria de todas as entidades da sociedade civil e do poder público, baseado na tolerância, comprometimento e cooperação mútua de seus integrantes.