Prefeitura Municipal de Erechim - Governo detalha mudanças no trânsito durante audiência pública
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5000/governo-detalha-mudanas-no-trnsito-durante-audincia-pblica

11/03/2011

Governo detalha mudanças no trânsito durante audiência pública

Governo detalha mudanças no trânsito durante audiência pública

Governo detalha mudanças no trânsito durante audiência pública
Governo detalha mudanças no trânsito durante audiência pública

 

             Na noite de quinta-feira, dia 11, a Prefeitura de Erechim teve a oportunidade de expor as razões das mudanças implantadas no trânsito do município. Dados apresentados pelo secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores mostraram que as alterações, até agora colocadas em prática, estão surtindo efeito positivo.

 

              O encontro entre vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos de segurança pública e comunidade em geral ouviu diversas opiniões. Para o secretário Vicelli, quando se pensa em trânsito se deve primar pela vida, segurança e fluidez. “As mudanças no trânsito no entorno da Praça da Bandeira foram baseadas em estudos técnicos, com respeito aos preceitos legais, tendo foco humanizador. Também consideramos os 84 acidentes registrados no local no período entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010, através do Setor de Estatística implantado pela Secretaria”, explica o secretário.

 

              Vicelli explicou, ainda, que a Praça da Bandeira foi escolhida porque é um dos pontos de estrangulamento no trânsito, foco de congestionamentos. Estudos que vêm sendo realizados há vários meses, mostram ser este um dos pontos mais problemáticos, por receber o fluxo de dez avenidas. “Há grande interesse da comunidade, muita procura por informações. Por isso estamos fazendo esta mudança. Nada impede de realizarmos ajustes necessários e, se for preciso, até buscar outras alternativas. A verdade é que precisamos enfrentar esse problema de frente, encontrar uma solução”, explicou. O secretário destaca que todas as sugestões oferecidas pela comunidade e lideranças durante a audiência pública foram anotadas e serão estudadas.

 

              As mudanças no trânsito da Praça da Bandeira iniciaram no dia 16 de janeiro, com período de teste. Com avaliação positiva de motoristas e pedestres, e também do Conselho Municipal de Trânsito, o governo optou por manter as melhorias propostas.

 

               Outras mudanças estão sendo estudadas, como a implantação de lombadas eletrônicas e novas sinaleiras, e terão o respaldo de engenheiros de tráfego. Na próxima semana, aliás, estará em Erechim um técnico da Prefeitura de Curitiba para realizar estudos de mobilidade viária com análise e previsão de impacto no médio e longo prazo. A presença do profissional da capital paranaense é fruto da viagem técnica realizada por uma equipe da Prefeitura de Erechim a Curitiba há cerca de 15 dias.

 

Alterações que surtiram efeito positivo

 

             - Rua Dr. Gladstone Osório Mársico: entre 2009 e 2010, num período de 14 meses, haviam sido registrados no local 17 acidentes. Com a implantação do sentido único, depois de sete meses, não há nenhuma ocorrência.

 

              - Cruzamento da Rua Itália com a Passo Fundo: antes das medidas adotadas pela prefeitura, a média era de dois acidentes por mês. Com a colocação dos tachões (em outubro de 2009) nos dois sentidos da Rua Itália permitindo a passagem de um veículo de cada vez, de lá para cá aconteceram apenas dois acidentes de pequena monta.

 

Testes: Também está em fase de teste o cruzamento das Ruas Marechal Floriano, Paraná e Av. Sete de Setembro onde em dois anos foram registrados 16 acidentes.