https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4970/governo-de-erechim-abre-ciclo-2011-2012-do-oramento-participativo
03/03/2011
Governo de Erechim abre ciclo 2011-2012 do Orçamento Participativo
Governo de Erechim abre ciclo 2011-2012 do Orçamento Participativo
Noite também serviu para dar posse aos novos conselheiros
A administração municipal deu início nesta quarta-feira, dia 02, ao ciclo 2011-2012 do Orçamento Participativo quando apresentou a comunidade o cronograma das reuniões preparatórias e assembleias que ocorrerão no primeiro semestre deste ano. O evento realizado no Centro Cultural 25 de Julho e que contou com a presença dos delegados do OP e equipe do governo, também serviu para dar posse aos novos conselheiros do Orçamento Participativo.
O Conselho Municipal de Orçamento Participativo é a instância de aconselhamento, proposição, análise e fiscalização do OP e de deliberação de suas próprias matérias. O Conselho se reunirá ordinariamente uma vez a cada bimestre e extraordinariamente quantas vezes forem necessárias.
Entre as atribuições dos conselheiros está a de socializar o conhecimento sobre o processo orçamentário em seus aspectos técnicos e políticos; discutir a compatibilidade entre o plano de governo e a participação popular; discutir textos sobre Orçamento Participativo, a fim de conhecer o que é, para que serve e como se faz; explicar os motivos da adoção da metodologia a partir de discussões em que participe a equipe de governo, delineando as linhas de sua aplicação; discutir a metodologia adequada à participação popular na elaboração do orçamento participativo e no acompanhamento da execução orçamentária; verificar e zelar pelo cumprimento das decisões populares.
Para o coordenador do Orçamento Participativo, Jorge Psidonik este é um ano decisivo para consolidar esta grande ferramenta política que se tornou o Orçamento Participativo. “O primeiro ano foi marcado pela novidade e contou com uma grande participação das pessoas. No segundo ano estávamos começando a executar as obras e ainda não tínhamos nada físico para mostrar. Neste ano, já temos as obras consolidadas em todos os bairros e no interior de Erechim. A credibilidade está concretizada. A comunidade agora pode ver que as obras escolhidas por ela são realizadas. Por isso esperamos que a participação neste ano seja ainda maior, já que a população entendeu como o Orçamento Participativo funciona e que as obras são uma realidade”, destacou.
O resultado deste projeto de governo pode ser visto em cada um dos bairros que estampam uma placa mostrando que ali existe uma obra do Orçamento Participativo, ou seja, desejada por aquela comunidade e executada pelo governo. Representando os conselheiros, Clarice Martarello disse que sente orgulho de contribuir com um governo que “veste a camisa” e faz a sua parte. O vereador Jaime Basso aproveitou para lembrar do acompanhamento que os vereadores da base de governo tem feito ao Orçamento Participativo dizendo que esta parceria continuará sendo feita, inclusive na aprovação dos projetos do executivo que tem o objetivo de desenvolver a cidade.
O prefeito Paulo Polis fez questão de agradecer aos 593 delegados do OP e aos 53 conselheiros empossados na noite desta quarta-feira pelo trabalho voluntário e dedicado que desempenham em favor do município. Pediu para que a presença da comunidade nas assembléias siga aumentando, uma vez que o OP tem como foco representar o pensamento coletivo, com respeito ao dinheiro público e a vontade da maioria. Para o prefeito, uma das formas que o governo encontra de cuidar das pessoas é pedir a ajuda da comunidade para gerenciar o município. “No Orçamento Participativo é assim, a população define as prioridades e a prefeitura, em parceria com a comunidade, executa as obras”, completa.
Conselheiros do Orçamento Participativo:
Região 1
Fernando Kuiawinski da Silva
Josnei Conci
Ledair Lago
Região 2
Pedro Carlos Dalberto
Dirceu de Oliveira
Paulo Cesar Rigo
Região 3
Neuro Dassi
Vitacir Luiz Miozzo
Anilori Reik
Região 4
Leandro Augusto Basso
Luiz Ginesio Machado
Italvino Giarettom
Região 5
Volmir de Quadros
Névio Luiz Longo
Roque Afonse Skowronski
Região 6
Renato Marini
Jandira Garcez
Rosa Maria Manica
Região 7
Sirlei Putton
Adair José Lemes de Oliveira
Luis Carlos Valmorbida
Região 8
Paulo De Girone
Claudete Bertoni dos Santos
Irone Mendes
Região 9
Andreia Pena Paim
Mario Cesar de Almeida
Olzires Giacomel
Região 10
Martin Grunewald
Amadeu Rosalino Brito
Ricardo Sebatião Morandi
Região 11
Jair Antonio Zambon
Ulisses Batista Ribeiro
Região 12
Lindanir Canelo
Mauro José Santin
Odir Carlos Ferronato
Região 13
Clarice Martarello
Isamara Fátima Munarini Cechet
Evandes Meneghetti
Região 14
Antenor Pertili
Cláudio Silvino Dariva
Jair Giacomini
Região 15
Rodrigo Strapasson
Valdecir Andreola
Wilmar Luiz Pedrotti
Região 16
Joana Nelci Pedrotti
Valdecir Antônio Martins dos Santos
Poder executivo municipal
Izelda Todero
Enio Faitão
Rui Dal Castel
Ana Lúcia de Oliveira
Artidor Justino de Andrade
Edgar Marmentini
Alceri Angelo Bertuzzi