Prefeitura Municipal de Erechim - Remédios gratuitos para hipertensão e diabetes na Farmácia Popular do Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4917/remdios-gratuitos-para-hipertenso-e-diabetes-na-farmcia-popular-do-brasil

16/02/2011

Remédios gratuitos para hipertensão e diabetes na Farmácia Popular do Brasil

Remédios gratuitos para hipertensão e diabetes na Farmácia Popular do Brasil

Remédios gratuitos para hipertensão e diabetes na Farmácia Popular do Brasil

 

          A Farmácia Popular do Brasil, da Prefeitura Municipal de Erechim, já disponibiliza gratuitamente os medicamentos para hipertensão e diabetes. A distribuição começou nesta quarta-feira, dia16.

        Segundo os farmacêuticos responsáveis, Gisely Fistarol e Rafael Marmentini, os interessados devem apresentar o receituário médico (publico ou privado), que terá validade de quatro meses, a partir da data da prescrição, sendo dispensado tratamento para 30 dias, durante o período de validade da receita.

       Ainda é necessário para a aquisição, a apresentação de CPF e documento original com foto do paciente, ou seja, a receita e os documentos devem ser da mesma pessoa, não sendo obrigatório que o próprio paciente se dirija até a farmácia. A partir do mês de março o medicamento Losartana 50mg, indicado para o tratamento de hipertensão, fará parte do elenco de medicamentos da gratuidade.

       Não serão aceitas receitas de médicos veterinários e enfermeiros, e as receitas de dentistas não poderão ser reutilizadas (apenas 1 compra para 30 dias).

 

Saúde valorizada

 

       Pensando na saúde da população erechinense, a Prefeitura de Erechim buscou, através de uma parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais, os quais atendem a 80% das principais doenças, disponibilizando medicamentos com até 90% de desconto, e agora a partir deste mês, disponibilizando medicamentos para diabetes e hipertensão gratuitamente.

       Muitas pessoas já tomaram por hábito realizar a compra de medicamentos na Farmácia Popular do Brasil. O programa foi criado em 2004 para ampliar o acesso aos medicamentos essenciais. Por meio das unidades próprias, esses produtos são dispensados a preço de custo ao cidadão. No elenco da Farmácia Popular constam 107 itens para as doenças mais comuns na população brasileira, dentre eles analgésicos, antihipertensivos, medicamentos para diabetes, colesterol e gastrite, entre outros.

        Hoje no país já são 515 farmácias unidades próprias em 405 municípios, que fazem uma média de 950 mil atendimentos por mês.

 

Polis: mais uma ação positiva

        Para o prefeito Paulo Polis, esta é mais uma grande iniciativa, como já foi a da própria criação da Farmácia Popular. Segundo ele, à medida que o poder público proporciona aos que mais precisam a redução dos gastos com medicamentos, sobra mais recursos para o lazer, no caso das pessoas com mais idade. “Quando se diminui os gastos com a saúde pode-se aumentar com entretenimento, com vestuário, com viagens, lazer, enfim, com as coisas boas da vida”, disse.

 

Como fazer

 Procedimentos para dispensação gratuita dos medicamentos para o tratamento da Hipertensão arterial e diabetes mellitus:

 ? Apresentação pelo paciente, de documento no qual conste o número de CPF, e sua fotografia;

? Se o comprador não for o paciente, não se faz necessário a apresentação de procuração. Apenas, o documento original, com foto, e CPF do paciente é suficiente;

? Apresentação de prescrição médica dentro do prazo de validade de quatro meses a partir de sua emissão;

Nos casos de receitas médicas sem data, a validade será contada a partir da data do primeiro atendimento (comprovado pelas Unidades através do carimbo).

? O quantitativo de medicamento dispensado deve corresponder à posologia mensal compatível com os consensos de tratamento da doença para o qual é indicado (ou seja, a dispensação está autorizada apenas para 30 dias de tratamento);

? Não se faz necessário a inscrição “uso contínuo” no receituário médico para que os medicamentos antidiabéticos e antihipertensivos sejam dispensados gratuitamente dentro do período de validade do receituário.

? A receita médica deve ser carimbada ("Conforme decisão do Ministério da Saúde os medicamentos para hipertensão e diabetes serão 100% subsidiados - Dispensação Gratuita"), datada e vistada por quem realizou o atendimento. O nome da Unidade em que a receita médica está sendo atendida também deve ser indicado.

 

 

Medicamentos gratuitos disponibilizados para tratamento de  hipertensão e diabetes

  

 

Medicamento /Correlato

Apresentação

AtenololAtenolol

25mg / comp.

Captopril

25mg / comp.

Enalapril

10mg / comp.

Enalapril

20mg / comp.

Furosemida

40mg / comp.

Glibenclamida

5mg / comp.

Hidoclorotiazida

25mg / comp.

Losartana * a partir de 15/03/11

50mg / comp.

Metformina

500mg / comp.

Metformina

850mg / comp.

Metildopa

250mg / comp.

Metildopa

500mg / comp.

Nifedipina

20mg / comp.lib.cont.

Propranolol (Cloridrato)

40mg / comp.

Verapamil (Cloridrato)

40mg / comp.

 

Localização

A Farmácia Popular fica na Av. Presidente Vargas, 418, ao lado da Junta Militar. O telefone é 3321-0390 e o horário de funcionamento das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta, e das 8h às 12h nos sábados. Fone: (54) 3321 0390