Prefeitura Municipal de Erechim - Para Polis, o foco do serviço de saúde deve estar nas pessoas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4848/para-polis-o-foco-do-servio-de-sade-deve-estar-nas-pessoas

28/01/2011

Para Polis, o foco do serviço de saúde deve estar nas pessoas

Para Polis, o foco do serviço de saúde deve estar nas pessoas

Para Polis, o foco do serviço de saúde deve estar nas pessoas
Para Polis, o foco do serviço de saúde deve estar nas pessoas

 

Prefeito destaca números da Secretaria de Saúde e comemora a ampliação do programa de Saúde da Família. Desde o início do mandato, o Governo aumentou de 9 para 12 as equipes que promovem o Programa no município. Total de Equipes deve chegar a 16 até 2012

 

           O foco da Secretaria Municipal de Saúde deve estar no atendimento e resolução dos problemas das pessoas. Essa foi a orientação dada pelo prefeito Paulo Polis ao secretário de Saúde Plínio Costa Jr. em reunião realizada esta semana no gabinete do prefeito.

 

             O encontro também serviu para que o secretário apresentasse os números da pasta em 2010, e alguns resultados alcançados de ações iniciadas ainda em 2009. “Estamos encaminhando soluções para pendências antigas em serviços como a Oftalmologia, Cardiologia e outras, onde a demanda reprimida era grande e arrastada. Avançamos ainda na oferta de medicamentos até 90% mais baratos com a Farmácia Popular. Mas, sabemos que o desafio é diário e temos de fazer com que as ferramentas de gestão tragam resultados à população. Nosso foco deve ser as pessoas. Para tanto, não medimos esforços em fortalecer a atenção básica, através do Estratégia Saúde da Família - ESF (antigo Programa de Saúde da Família) que dialoga de forma direta com a prevenção e que será ampliado em 2011. Quando chegamos à prefeitura em 2009, havia apenas nove equipes de Saúde da Família, hoje estamos com 12 e vamos chegar a 16 até 2012, quase dobrando o atendimento”, destaca Polis.

 

            Segundo o secretário Plínio Costa Jr., o ESF deverá receber a partir os próximos meses, de forma ordenada, quatro novas equipes. “Vamos, com isso, cumprir mais um compromisso assumido pelo Governo Polis e Ana perante à comunidade”, reforça Plínio. O aumento das sete equipes na atual administração representará um investimento aproximado de R$ 1,6 milhão, com recursos oriundos dos governos federal, municipal e estadual.

 

              Além dos números do ESF e da Farmácia Popular, Plínio revelou ao prefeito outros dados interessantes em seu relatório anual. Apenas em 2010, o total de pacientes atendidos chegou a 236.007 – com mais de 450 mil procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde do município, no Ambulatório de Saúde Mental e nos Serviços de Assistência Especializada, numa média de mais de 1,5 mil procedimentos por dia. O encaminhamento de pacientes locais para outras regiões do Rio Grande do Sul e até de Santa Catarina também impressiona. No total, os motoristas da Secretaria de Saúde percorreram mais de 419 mil quilômetros, transportando 6.661 pacientes e outros 2.471 acompanhantes. Foram realizados, também, cerca de 7 mil atendimentos nos CAPS II e AD (Álcool e Drogas). Outros 2.549 eletrocardiogramas foram disponibilizados pela Saúde no ano que passou. Os avanços e conquistas do Hospital Santa Terezinha, considerado o 5º melhor do RS na opinião dos usuários do SUS, também foram lembradas pelo secretário Plínio, que ressaltou os recursos já previstos para ampliação do bloco cirúrgico, via Consulta Popular, e os R$ 6,2 milhões que virão para ampliação da Unidade de Oncologia do Hospital.

 

            Para 2011, um total de 11 obras lideradas pela Secretaria de Saúde estarão em andamento, com a previsão de entrega de metade delas ainda este ano, como é o caso da Unidade Básica de Saúde de Capoerê, que funcionará junto ao Centro Administrativo que está sendo construído no distrito. Outras UBSs também deverão estar concluídas ao longo do ano, bem como a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Erechim (UCT). O início das obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, a criação de um terceiro turno na UBS do bairro Progresso e a consolidação do Centro em Referência em Saúde do Trabalhador, inaugurado em maio de 2010, também figuram entre as prioridades da Secretaria para os próximos meses.

 

Os números da Saúde em 2010:

 

Total de pacientes atendidos

236.007

Total de procedimentos

452.908

Média de procedimentos por paciente

1,92

Média de procedimentos por dia

1.561

Assistente Social – Visitas domiciliares

2.400

Pacientes atendidos pelo CAPS II

2.280

Pacientes atendidos pelo CAPS AD (Álcool e Drogas)

4.560

Pacientes atendidos na Unidade Central (incluindo serviços e consultas especializadas)

76.781

Total de eletrocardiogramas

2.549

Total geral de pacientes mais acompanhantes transportados

9.132

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Farmácia Popular do Brasil (de 22/7 a 31/12)

Quantidade de atendimentos: 2.589*

*Quantidade de senhas retiradas. Uma senha, porém, pode significar mais de uma receita médica.

 

 

Por que Polis quer focar na Atenção Básica à Saúde

             A Atenção Básica trata-se do primeiro nível de atenção à saúde, segundo o modelo adotado pelo SUS. É, preferencialmente, a “porta de entrada” do sistema de saúde. A população tem acesso a especialidades básicas, que são: clínica médica (clínica geral), pediatria, obstetrícia e ginecologia. Estudos demonstram que a atenção básica é capaz de resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde.

 

O que é o Estratégia Saúde da Família (ESF)

             Estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde para a organização da atenção básica, no âmbito do SUS, dispondo de recursos específicos para seu custeio. É responsável pela atenção básica em saúde de uma área determinada. Cada equipe (médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem) deve atender no mínimo 2.400 e no máximo 4.500 pessoas, podendo solucionar 80% dos casos em saúde das pessoas sob sua responsabilidade.