Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis avalia melhorias no trânsito da Praça da Bandeira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4838/prefeito-polis-avalia-melhorias-no-trnsito-da-praa-da-bandeira

26/01/2011

Prefeito Polis avalia melhorias no trânsito da Praça da Bandeira

Prefeito Polis avalia melhorias no trânsito da Praça da Bandeira

Prefeito Polis avalia melhorias no trânsito da Praça da Bandeira
Prefeito Polis avalia melhorias no trânsito da Praça da Bandeira

 

Chefe do executivo se reuniu com a Comissão de Estudos de Melhorias da Área Central. Alterações na Praça da Bandeira continuam sendo monitoradas. Reformas na pavimentação também serão mantidas

 

            O prefeito de Erechim, Paulo Polis, se reuniu nesta terça-feira, 25, com a Comissão de Estudos de Melhorias da Área Central, formada por cinco secretários de governo, para realizar uma avaliação dos testes realizados no trânsito da Praça da Bandeira. Durante o encontro, foram discutidos os resultados práticos das melhorias, verificados in loco, e a receptividade da população a estas mudanças, através de pesquisas e enquetes feitas pelo governo e pela imprensa local.

 

            Polis salientou que estas melhorias foram planejadas para facilitar o fluxo no centro do município, um pedido que partiu da própria comunidade erechinense, e apresentou resultados positivos. Com estas alterações, é possível neste trecho somente subir ou descer a Avenida Maurício Cardoso e entrar ou sair desta via pelas avenidas que lhe dão acesso direto, sem ter a opção de cruzar a Praça da Bandeira. Já quem vem da Avenida Pedro Pinto de Souza só terá como opção entrar à direita, na Avenida Sete de Setembro. Para estes, também não é mais permitido cruzar a Praça.

 

           O estudo para este novo traçado do trânsito no entorno da Praça da Bandeira foi realizado durante meses pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e pela Secretaria de Obras Públicas e Habitação, com embasamento de técnicos da Fmaurs, que detectaram este como um dos pontos mais críticos do município em matéria de afogadilhos de trânsito, engarrafamentos e dificuldades no fluxo. O local também era cenário de acidentes constantes.

 

          Durante a semana em que as alterações estiveram em teste, a Secretaria realizou uma pesquisa com pedestres e motoristas. Cerca de 400 pessoas responderam o questionário e a grande maioria avalizou as mudanças realizadas, assim como o Conselho Municipal do Trânsito que também o aprovou. Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, as alterações no trânsito da praça continuarão, sempre observando o fluxo dos veículos também em outras ruas, além do anel central.

 

           A Comissão de Estudos de Melhorias da Área Central discute semanalmente os pontos críticos do trânsito de Erechim, definindo pequenas melhorias que vão desde a mudança de faixas de estacionamento até permissão de conversões em novos locais. O objetivo do trabalho, segundo o prefeito Polis, é resolver questões pontuais do trânsito da cidade, necessárias para adaptá-lo à nova realidade de Erechim.

 

            O grupo é formado por cinco secretários de governo: secretário de Coordenação e Planejamento, Edgar Paulo Marmentini; de Obras Públicas e Habitação, Enio Faitão; de Meio Ambiente, Waldemar Dornfeld; de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; e de Cultura, Esporte e Turismo, Artidor Andrade.

 

Outras ações previstas para esta semana no centro de Erechim

             Na reunião desta terça-feira, outros assuntos também foram discutidos pela Comissão. O primeiro deles é o trabalho de Reforma da Pavimentação de ruas da área central do município, que se soma à Operação Tapa-Buracos iniciada na semana anterior. Realizada pela Secretaria de Obras e Habitação, a Reforma da Pavimentação deverá acontecer em diversas ruas, como por exemplo Rua Euclides Cunha e Rua Distrito Federal.

 

           A partir de sexta-feira, órgãos de segurança pública municipais e estaduais estarão trabalhando à noite em parceria nos altos da Avenida Maurício Cardoso, ponto de diversas reclamações da população. Música em volume alto durante a madrugada, consumo de drogas nos canteiros e excessos no trânsito são as principais reclamações que serão fiscalizadas por esta operação.

 

           A questão do lixo também foi pauta da reunião. Visando construir soluções para o caso, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Coordenação e Planejamento deverão realizar, a partir da próxima segunda-feira, uma série de visitas às empresas que realizam a coleta do lixo em cidades como Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Venâncio Aires, visando trazer informações que ajudem à Prefeitura Municipal na resolução do problema.

 

            O grupo volta a se encontrar na próxima semana para seguir com o trabalho de preservação e manutenção do centro da cidade.