Prefeitura Municipal de Erechim - Aumenta o número de autuações da Área Azul
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4761/aumenta-o-nmero-de-autuaes-da-rea-azul

29/12/2010

Aumenta o número de autuações da Área Azul

SEGURANÇA - Aumenta o número de autuações da Área Azul

Aumenta o número de autuações da Área Azul

 


           Desde que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social através do Serviço de Regularidade Operacional do Departamento de Trânsito intensificou a fiscalização nas ruas que possuem o Estacionamento Rotativo Pago em Erechim, o número de autuações deu um salto significativo. Enquanto nos últimos dez meses, a média mensal foi de 35 autuações, somente em novembro foram aplicadas 150 multas (confira quadro abaixo).
           Conforme o chefe do Serviço de Regularidade Operacional do Departamento de Trânsito, Paulo Renato Vasata, este número muito acima do registrado anteriormente, se deve ao aumento dos agentes de trânsito escalados especificamente para fazer esta fiscalização. Eles realizam um trabalho conjunto com as orientadoras de trânsito da OSCIP Vida Nova, observando os condutores que desrespeitam as regras para estacionar na Área Azul. 
           São 23 agentes de trânsito aptos a carimbar a notificação que é registrada pelas orientadoras de trânsito. Porém, quatro agentes estão realizando este trabalho mais específico. “Eles circulam pelas ruas e entram em contato com as orientadoras para saber se naquela rua existe algum carro com notificação. Com resposta afirmativa, aplicam o carimbo da multa”, explica Vasata.
            O condutor tem até 72 horas para pagar a notificação de R$ 5,00, que deve ser feita diretamente na sede da OSCIP Vida Nova (Praça da Bandeira, 20) ou para os supervisores das orientadoras de trânsito. Caso o condutor não efetue o pagamento neste período, a notificação segue para o DETRAN, o condutor perde 3 pontos na carteira de habilitação e paga o valor de R$ 53,20 de multa.
           Conforme o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli a intensificação na fiscalização tem o objetivo de descaracterizar a impunidade para estacionar na área azul. “Se o condutor quer estacionar em uma das 1900 vagas do estacionamento pago, ele precisa respeitar as regras. Do contrário, penalidades são passíveis de acontecer”. As infrações mais cometidas na área azul são: não rotacionar o veículo, não colocar cartão de estacionamento e exceder o tempo limite descrito no cartão.
           Para Vasata, o Estacionamento Rotativo Pago tornou-se uma necessidade para a viabilidade do trânsito, onde prestadores de serviços e afins conseguem oferecer e adquirir, organizadamente, bens e serviços. O objetivo da Área Azul é propiciar a todos, na medida do possível, espaço para estacionar próximo ao local de interesse. Com o tempo cronometrado, estes dispõe de duas horas, no máximo, para permanecerem na mesma vaga, seguindo as normas estabelecidas. Após este tempo, os condutores devem rotacionar, contemplando assim as razões desta prática de estacionamento: oportunidades iguais a todos.

 

Confira as autuações:
Janeiro – 15
Fevereiro – 19
Março – 29
Abril – 40
Maio – 26
Junho – 70
Agosto – 30
Setembro – 34
Outubro – 42
Novembro - 150