Prefeitura Municipal de Erechim - OP entrega banheiro público na área central da cidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4694/op-entrega-banheiro-pblico-na-rea-central-da-cidade

10/12/2010

OP entrega banheiro público na área central da cidade

OP entrega banheiro público na área central da cidade

OP entrega banheiro público na área central da cidade

 

           Foi liberado para o uso da população nestaa quarta-feira, dia 08, os banheiros públicos localizados na área central de Erechim, mais precisamente nos fundos da Prefeitura Municipal. Esta é mais uma obra do Orçamento Participativo, demanda eleita em assembleia realizada no ano de 2009 e concretizada em 2010. Banheiro pblico est localizado atras da prefeitura municipal - Foto Aline Carelli/ ASSECOM/PME

          O Coordenador do Orçamento Participativo, Jorge Psidonik disse que a determinação do prefeito Paulo Polis e da vice Ana Oliveira é agilizar todas as obras definidas pelos núcleos. E desta forma não só os bairros e comunidades do interior foram atendidos, mas também a área central, naquela que era uma necessidade reclamada pela população há bastante tempo.

          Essa conquista se deve muito aos delegados do OP do Núcleo Centro, entre eles Helena Bonorino que sempre batalhou para ver concretizado esse sonho da população. Para Helena, a reivindicação era antiga. “As pessoas dos bairros vinham para o centro e eram obrigadas a entrar nos bares ou lancherias comprar um produto ou até mesmo pagar para poder usar um banheiro”. “Essa obra vai beneficiar não somente moradores da área central, mas todos aqueles que vierem de outros lugares”, disse.

           Importante salientar que esta obra teve o acompanhamento da Secretaria Municipal do Planejamento. O secretário Joarez Sandri quando recebeu os documentos enviados pelo Orçamento Participativo, tratou de conduzir de forma rápida o processo para que em tempo hábil fosse concretizado. A gestora da obra foi a arquiteta Tassiana Grando que informou que o sanitário público executado compreende sanitários masculinos e femininos, um sanitário adaptado à acessibilidade universal para cada sexo e sala para zelador. A área total da obra é de 45m², tendo sido executada em tijolos 21 furos aparentes na face externa, recebendo revestimento cerâmico em todas as paredes internas dos sanitários. As bancadas com as cubas foram executadas em tampos de granito polido. O piso é cerâmico e o forro interno e rodaforro são de PVC. Os peitoris das janelas são em basalto tear. A cobertura foi executada em estrutura de madeira e telhas de fibrocimento 6 mm. Foi executado alambrado de tela com pilaretes de concreto para isolar o acesso aos sanitários do acesso da Prefeitura e aberto acesso independente para os sanitários a partir da rua, através de portão com estrutura de ferro e tela. Quanto ao esgoto cloacal, foi instalada fossa séptica e filtro anaeróbio e então direcionado à rede pública existente na rua. Foram investidos na construção dos banheiros R$ 50.301,41.

           O responsável pelo setor de Zeladoria e Bens Públicos, Francisco da Silva Ribas, comentou sobre a obra, informando que estará aberto à população diariamente, das 8h às 20 horas. Quando da realização de eventos noturnos os banheiros poderão ficar abertos até mais tarde, dependendo de prévio agendamento. Hoje Francisco da Silva Ribas comanda uma equipe de 43 funcionários, responsáveis pelo controle de bens públicos em diversos locais para evitar a ação de vândalos. Disse que os banheiros localizados nos fundos da Prefeitura também estão sendo controlados diariamente por um funcionário, que os mantém limpos e com reposição de material de limpeza e higiene e espera que os usuários ajudem a cuidar e mantê-lo em ordem.