Prefeitura Municipal de Erechim - CEJA Erechim receberá medalha Paulo Freire
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4621/ceja-erechim-receber-medalha-paulo-freire

24/11/2010

CEJA Erechim receberá medalha Paulo Freire

CEJA Erechim receberá medalha Paulo Freire

CEJA Erechim receberá medalha Paulo Freire

  

           No próximo dia 29, o secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, juntamente com a Coordenadora da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Franciele Fátima Marques e a diretora do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Rute Imlau, estarão em Brasília-DF, representando a Prefeitura Municipal de Erechim, para receber a Medalha Paulo Freire. O prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos, cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Estudantes, professores e direo do CEJA - Foto Divulgao/PME            A Divisão de Educação de Jovens e Adultos na SMEd foi criada, em 2009, com a função de subsidiar condições para a oferta desta modalidade no município de Erechim. O projeto para a criação do CEJA foi desenvolvido no mesmo ano e, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Gaurama. O projeto oferece elevação de escolaridade para seus estudantes, para conclusão do ensino fundamental, além de qualificação profissional, através de convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Erechim e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Cursos no SENAC). Em 2010 as primeiras turmas iniciaram. “Em abril, inscrevemos o projeto na medalha Paulo Freire sem grandes expectativas, sabendo da qualidade de todas as experiências inscritas e por estar o CEJA em seu primeiro ano. Sabemos que a caminhada está no início e ainda temos que melhorar, mas receber esse reconhecimento em tão pouco tempo de funcionamento nos dá a força necessária para seguirmos em frente e é uma porta aberta também para conhecermos outras experiências e poder assim, aperfeiçoar sempre”, destacou a Coordenadora da Divisão de EJA na SMEd, Franciele Marques.

          A diretora do CEJA, Rute Imlau, revela que a conquista da Medalha Paulo Freire vem reconhecer o trabalho que está sendo desenvolvido no Sistema Municipal de Ensino durante o ano de 2010. “Ficamos muito felizes enquanto equipe diretiva, pois se trata de um projeto novo que vem a contribuir com o processo ensino-aprendizagem de nossos estudantes que se encontravam em distorção idade-série, e, também atender trabalhadores que necessitam complementar seus estudos bem como proporcionando curso de iniciação profissional”.

           Desde a primeira edição da Medalha Paulo Freire em 2005, já foram distribuídas 12 medalhas para entidades de 10 estados. O título foi criado pelo Ministério da Educação para reconhecer e estimular projetos bem sucedidos de educação de jovens e adultos. Neste ano, serão cinco as experiências premiadas na próxima segunda-feira, entre cerca de 200 inscritas e 10 selecionadas e avaliadas em suas cidades.

           Para o Secretário Municipal de Educação, Anacleto Zanella, este prêmio reconhece e estimula a continuidade de um trabalho que está sendo desenvolvido pelo município a partir de 2009, no combate ao analfabetismo, na elevação da escolaridade dos trabalhadores e dos jovens que se encontram em distorção idade-série.