Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Educação Para o Consumo é lançado na Prefeitura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4620/projeto-educao-para-o-consumo--lanado-na-prefeitura

23/11/2010

Projeto Educação Para o Consumo é lançado na Prefeitura

Projeto Educação para o consumo é lançado na Prefeitura

 

         A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, através do Procon, em parceria com o Conselho MunicipPrefeito Polis e os representantes das entidades envolvidas na campanha - Foto Laone Amaral ASSECOM PMEal do Consumidor (Condecon) e o Sindilojas, lançou nesta segunda-feira, 22, a campanha “Educação para o consumo”. Prefeito Paulo Polis, secretários municipais, lideranças empresariais, Câmara Municipal e integrantes das entidades envolvidas participaram do ato, realizado no salão nobre.

         Esta iniciativa já vem sendo gestada há um mês, entre reuniões e atividades que passam pela distribuição de kits com selos e Código de Defesa do Consumidor. Vai acontecer até o final das festas de fim de ano, quando ocorre maior movimento no comércio em geral.

         Um material informativo já está sendo distribuído no comércio para distribuição aos clientes. Além disso, o Procon, com apoio de outros servidores da Secretaria de Segurança Pública, está orientando para que seja disponibilizado ao público o acesso ao Código de Defesa do Consumidor. Neste momento acontece o trabalho de orientação, passando a ser efetivada a fiscalização na etapa seguinte.

        A diretora do Procon, Eliane Tasca, falou dos propósitos da iniciativa, que é orientar o cidadão sobre o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor, dentre outras coisas que dizem respeito às relações comerciais. Segundo ela, a dificuldade é grande é equacionar as relações de consumo, muitas vezes por falta de conhecimento do consumidor, até em relação ao uso do cartão-de crédito. Até outubro, foram contabilizados cinco mil atendimentos.

         O prefeito Paulo Polis e o secretário Décio Vicelli ressaltaram a parceria diferenciada que acontece nesta ação conjunta entre Sindilojas e Procon e apontaram várias ações positivas que estão acontecendo em Erechim, gerando desenvolvimento e bem-estar para toda a comunidade.

          O vice-presidente do Comércio Varejista do Alto Uruguai, Mário Zanardo, manifestou satisfação com a forma de trabalho com que ocorreu a preparação e da campanha, através da iniciativa do Procon. Para ele, é interessante esclarecer à comunidade sobre as normas nas relações comerciais, existentes tanto para o consumidor, quanto para o empresário.