Prefeitura Municipal de Erechim - Estação da Cultura será a grande atração dos últimos dias da Frinape 2010
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4606/estao-da-cultura-ser-a-grande-atrao-dos-ltimos-dias-da-frinape-2010

19/11/2010

Estação da Cultura será a grande atração dos últimos dias da Frinape 2010

Estação da Cultura será a grande atração dos últimos dias da Frinape 2010

 

             A Estação da Cultura é a grande atração da área cultural da Frinape 2010. Crianças e pessoas de todas as idades encontram uma programação diversificada de divulgação cultural, artística e de caráter educacional, além de ser um centro de lazer, de gastronomia e de interatividade social. Contempla inúmeros shows, teatro, exposições, contato com a natureza, descobertas e muita diversão. Uma novidade é o trenzinho que leva para um passeio pelo parque de exposições. Na sexta-feira, 19, e sábado, 20, acontece o Festival Internacional de Coros com apresentação de corais de todo Estado e até da Argentina. Festival de Corais ser uma das atraes da Estao da Cultura

           A Estação da Cultura é um centro de interação educativa que contempla manifestações artísticas, exposições historiográficas e atividades de caráter lúdico. Tem como objetivos criar espaço para o desenvolvimento de atividades culturais e de entretenimento lúdico, proporcionar a docentes e discentes de escolas das redes de ensino pública e privada a participação em atividades culturais de caráter lúdico-pedagógico e propiciar à comunidade regional a participação em atividades culturais e de entretenimento lúdico.

           Nas últimas três edições da Frinape a área cultural foi desenvolvida na Cidade do Livro e na Cidade da Cultura.Estes espaços culturais tiveram como um dos seus principais objetivos oferecer atividades lúdicas às crianças, sobretudo de escolas e entidades educacionais da região. Em 2010, o conceito foi ampliado e nasceu a Estação da Cultura, cujas atividades continuam a contemplar o público infantil, infanto-juvenil e adulto e oferece outras atividades, que envolvem teatro de bonecos, leitura em espaço multimídia, passeio em trilhas sensoriais e aventuras em trilhas radicais. Cabe, também, lembrar que em 2010 comemoram-se os 100 anos da construção da estrada de ferro, que trouxe a Erechim progresso e desenvolvimento, daí o termo “Estação da Cultura”.

          O espaço é coordenado pela URI Campus de Erechim, tendo como apoiadores o Sesc-RS, o Sesi e o Arquivo Histórico Municipal. São coordenadores e responsáveis pelas atividades: Ducimar José Basso, Severino Mirandola Júnior, Elaine Ribeiro, Neiva Menin Rossetto, Alan José Bresolin e Flávio Zambonato, da URI – Campus de Erechim, Sandra Mariga, do Sesc, Rodrigo Alves Pereira, do Arquivo Histórico Municipal, Carina Bernarda Krignl e Vânia Isabel Mendes, do Sesi.

 

RECEPÇÃO

           Ao chegarem à Estação da Cultura, os visitantes são recepcionados pelos Maquinistas Malucos, elenco de apoio formado por atores malabaristas, mágicos, equilibristas e cuspidores de fogo. Poderão assistir a espetáculos diários, vespertinos para as crianças e noturno para os adultos, na Plataforma dos Espetáculos e no Circo de Bonecos. Também podem fazer Caminhada na Trilha Sensorial, com venda nos olhos e acompanhados por monitores específicos, prática de arborismo na Aventura Radical na Natureza, acompanhados por monitores e munidos de equipamento de segurança.

 

CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

           A Estação da Cultura está sob duas lonas de 15x40m (totalizando 30m de largura por 40m de comprimento); conta com um veículo motorizado e customizado como um trem, puxando dois vagões (para passeios pelo parque); caminhão-carreta adaptado para centro cultural multimídia (Sesi) e área verde localizada atrás das lonas (Aventura Radical na Natureza). O espaço foi concebido para contar com diversas paradas:

 

* Parada de Embarque

* Pórtico de entrada, devidamente ornamentado com lay-out visual, para recepção e orientações aos visitantes.

* Parada do Café

* Espaço destinado à uma cafeteria.

* Parada do Coreto

* Espaço destinado a apresentações musicais acústicas.

* Parada das Livrarias

* Espaço destinado à exposição e venda de livros e materiais.

* Parada do Retratista

* Espaço para fotografias temática e de época.

* Parada dos Espetáculos

* Palco e plateia para apresentações artísticas.

* Parada das Artes Plásticas

* Espaço para exposições e oficinas de artes plásticas.

* Parada Histórica

* Espaço destinado à exposição do Arquivo Histórico Municipal.

* Parada do Circo de Bonecos

* Palco e plateia reduzidos para espetáculo de bonecos destinado a crianças.

* Parada da Trilha Sensorial

* Espaço destinado à trilha sensorial com reprodução de fauna e flora, emissão de sons e odores para imersão biológica.

* Parada da Aventura Radical na Natureza

* Espaço destinado ao arborismo.

* Vagão Multimídia

* Caminhão-carreta do SESI, encostado ao lado da Estação da Cultura, para leitura convencional, hipertextual e contação de histórias.

* Locomotiva da Cultura

* Veículo adaptado e customizado como um trem, puxando dois vagões, para passeios pelo parque de exposições.