Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST participa de eventos de promoção e prevenção à saúde do trabalhador
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4496/cerest-participa-de-eventos-de-promoo-e-preveno--sade-do-trabalhador

26/10/2010

CEREST participa de eventos de promoção e prevenção à saúde do trabalhador

CEREST participa de eventos de promoção e prevenção à saúde do trabalhador

 

          O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) está participando de importantes atividades voltadas à área de saúde do trabalhador. Na última sexta-feira, dia 22, a equipe de trabalho participou do 1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador, a convite da ACCIE e da Unimed. O encontro discutiu questões atuais relacionadas a saúde e trabalho, com ênfase em estratégias de investimento em saúde e segurança, redução de encargos, gestão do absenteísmo e atestados.

          Já nesta semana, a equipe do CEREST formada por médico do trabalho, fisioterapeuta, enfermeira e técnica de enfermagem participam da XV Semana Interna de Prevenção à Acidentes de Trabalho da empresa Peccin. No local, realizam teste de diabetes e entregam material informativo sobre hipertensão e diabetes, explicando a importância de cuidar da saúde. De posse do resultado destes testes, que se realizam nesta terça e quinta-feira, sempre no início da manhã e final da tarde, a equipe do CEREST disponibilizará as informações para o setor de saúde da empresa. Caso algum trabalhador apresente resultado muito acima do ideal, receberá atendimento pelo médico da mesma. Equipe do CEREST realizou teste de diabetes hoje na empresa Peccin - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME

          A participação do CEREST na XV Sipat veio a convite da própria empresa. Além do teste de glicemia, atividades laborais com os trabalhadores também são realizadas nos dois turnos.

          Para Jackson Arpini, presidente do Conselho Municipal de Saúde, as participações do CEREST nesses eventos voltados a saúde do trabalhador são preponderantes para inserção da equipe no contexto saúde/trabalho. Destaca como uma das funções do CEREST o desenvolvimento de ações de promoção à saúde do trabalhador, incluindo ações integradas com outros setores e instituições. Exemplifica manifestando que a equipe vem realizando visitas aos sindicatos; participou, recentemente, de reunião junto a ASSEDISA – Associação dos Secretários e Dirigentes de Saúde e COGERE - Colegiado de Gestão Regional; e está programando uma atividade em parceria com o IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Erechim.

          Recentemente o CEREST deliberou sobre a reestruturação do Conselho Gestor e vem trabalhando assuntos como assinatura do Termo de Compromisso com os municípios da área de abrangência da 11ª CRS; Plano de Aplicação e Ações; capacitação da rede SUS, referência e contra-referência, entre outros.