Prefeitura Municipal de Erechim - Aberta a Olimpíada Escolar Cidade de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4494/aberta-a-olimpada-escolar-cidade-de-erechim

26/10/2010

Aberta a Olimpíada Escolar Cidade de Erechim

Aberta a Olimpíada Escolar Cidade de Erechim

 

          “Está aberta a Olimpíada Escolar de Erechim!”. Quando o Prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, disse a seguinte frase na solenidade da manhã desta terça-feira, 26, no Ginásio São Pedro, centenas de crianças, atletas das 23 escolas que participam da competição em 2010, deram um grande grito de empolgação que, seguido de muitos aplausos, demonstrou a felicidade destes pequenos atletas em participar de mais uma Olimpíada Escolar Cidade de Erechim. Prefeito Polis declarou aberta a Olimpiada Escolar de Erechim - Foto Daniel Dalpizzolo/PME

          Promovida pela Prefeitura de Erechim através das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Educação, a Olimpíada Escolar 2010 começou oficialmente nesta terça-feira, e deverá durar todo o mês de novembro, envolvendo aproximadamente 2.800 crianças das redes municipal, estadual e particular de ensino de Erechim, que disputam o posto de melhor escola da Olimpíada Escolar municipal através de jogos em diferentes categorias.

          Na solenidade de abertura, que aconteceu pela manhã, o prefeito Paulo Polis ressaltou a alegria que desperta ao ver tantas crianças e jovens participando de uma competição como a Olimpíada Escolar. Lembrou também aos jovens atletas da importância de, mesmo entrando para competir e para vencer, manter o respeito pelos colegas e adversários, para que a competição aconteça com bom nível de disputa.

          O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Edgar Paulo Marmentini, reforçou aos jovens também a importância da disciplina e do trabalho em equipe para conquistar os objetivos traçados durante a competição, afirmando para eles que equipes não se tornam vencedoras através da violência e da desorganização, que devem ser evitadas durante esta Olimpíada Escolar.

           A integração do esporte com a educação foi ressaltada pelo secretário de Educação de Erechim, Anacleto Zanella. Para ele, através do esporte, que vem recebendo grande atenção das escolas erchinenses, é possível construir caminhos melhores para as crianças, exercitando tanto sua coordenação e senso de trabalho em equipe quanto a disciplina e a dedicação destes jovens.

          Oitenta e cinco diferentes equipes foram formadas dentro das 23 escolas participantes para disputarem esta Olimpíada Escolar 2010, em modalidades como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e atletismo. Elas foram divididas em grupos através de um sistema de competição construído com diálogo entre o Departamento de Esportes da Prefeitura e as escolas participantes, através do qual buscaram encontrar o melhor método para a organização do campeonato.

           Os jogos neste ano acontecem em diversos ginásios e escolas do municípios. São eles: São Pedro; Escola Luiz Badalotti; Escola João Caruso; C.E.R. Atlântico; SESI; além da pista atlética do Estádio Colosso da Lagoa, onde acontecem as provas de atletismo. Logo após a solenidade, no Ginásio São Pedro, aconteceu um jogo de futsal amistoso de integração, entre as escolas João Caruso e Dom Pedro. Logo após, começou oficialmente a disputa da Olimpíada, com jogos de futsal. Durante a abertura, o público pode prestigiar a demonstração de Karatê realizada pelos alunos da Escola Paiol Grande, e a demonstração de Dança do Programa Mais Educação, com alunos da Escola Luiz Badalotti. A previsão é de que a Olimpíada Escolar seja disputada até o início de dezembro.