Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha orienta moradores para a preservação do Rio Tigre
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4434/campanha-orienta-moradores-para-a-preservao-do-rio-tigre

11/10/2010

Campanha orienta moradores para a preservação do Rio Tigre

Campanha orienta moradores para a preservação do Rio Tigre

 Moradores demonstraram indignao com a situao  - Foto Laone Amaral ASSECOM PME

          Moradores que residem às margens da parte canalizada do Rio Tigre, no Bairro Cristo Rei, estão sendo orientados a não jogar lixo dentro da canalização. Nominado como Projeto Água Viva – Rio Tigre sem Poluição, trabalho de conscientização é realizado pelo governo municipal, tendo como parceiros a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança Pública (Defesa Civil e Direitos Humanos) e Orçamento Participativo, com apoio do gabinete do vereador Serginho.

         Nesta segunda-feira, 11, de casa em casa um grupo de servidores municipais, acompanhados de delegados do Orçamento Participativo do Bairro Cristo Rei, conversaram com cada um dos moradores. Dentre outras coisas, explicaram sobre a necessidade de cuidar do rio e o risco de doenças que pode causar o lixo acumulado. Em cada residência foi entregue material orientativo, um adesivo da campanha foi colocado na casa como sinal de que engajamento à iniciativa.

        A quantidade de sacolas plásticas, garrafas, cadeiras, latas e até sofá, estão no leito, com o lixo tomando conta de quase todo o percurso em que o rio está canalizado. Durante o caminho do grupo, alguns moradores demonstraram indignação com a situação, reclamando muito da sujeira. “Acho errado isso aí. Que exemplo o pessoal está dando para os seus filhos, quem chegar a Erechim vai dizer o quê”, afirmou o trabalhador em jardinagem, João Carlos Paiva, 55 anos.

        A dona-de-casa Ivonete Sueli de Oliveira Brito, 28 anos, recebeu o material informativo e prometeu colaborar com a campanha. Ela mora com o esposo e dois filhos menores de 10 anos em uma casa a poucos metros do rio. “Aqui tem tudo que é bicho. Rato é daqueles grandes, estão estragando tudo. Nem sei mais o que fazer”, disse. Ela lamentou o fato de vizinhos jogar lixo no rio: “O pessoal tem preguiça de levar ali na esquina”, completou.

        Enquanto o pessoal da Prefeitura conversava com moradores, a pouco mais de 500 metros dali um grupo de meninos jogava futebol. A bola acabou caindo no rio e um deles acabou entrando para pegá-la. A bola já boiava dentro da água podre, em meio a sacolas plásticas por todos os lados, quando o garoto a retirou do rio.

       O Projeto Água viva – Rio Tigre sem poluição seguirá com as visitas de conscientização aos moradores sempre às segundas – feiras à tarde, com encerramento previsto para o dia 24 de novembro, “Dia do Rio”. O ato deve culminar com a realização de um mutirão de limpeza do Rio Tigre, com a participação dos moradores.