Prefeitura Municipal de Erechim - Badalotti fala sobre empreendedorismo para alunos do IFRS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4427/badalotti-fala-sobre-empreendedorismo-para-alunos-do-ifrs

07/10/2010

Badalotti fala sobre empreendedorismo para alunos do IFRS

Badalotti fala sobre empreendedorismo para alunos do IFRS

Badalotti fala sobre empreendedorismo para alunos do IFRS

 

           Na noite desta terça-feira (05), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Walmir Badalotti esteve no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, a convite da coordenação do curso Técnico em Vendas, ministrando palestra para os alunos dos cursos de Técnico em Vendas e de Técnico em Mecânica sobre o tema Empreendedorismo.

Badalotti falou sobre empreendedorismo para alunos do curso de Tcnico em Vendas e Tcnico em Mecnica do IFRS - Foto Divulgao/PME          Badalotti louvou a iniciativa da coordenação do curso em buscar experiências para a troca de ideias e motivação de seus alunos, uma vez que atualmente, a palavra de ordem no mercado de trabalho tem sido o empreendedorismo. Segundo ele, diversas escolas estão voltando seus ensinos para o comportamento empreendedor e por isso, as pessoas estão mudando sua concepção com relação aos empreendimentos e profissões. “Movidas por uma necessidade, perda de emprego, por exemplo ou por visualizar uma oportunidade no mercado, algumas pessoas podem iniciar um pequeno negócio, e ter sucesso por toda a vida. Outras, podem não ser tão bem sucedidas, e terem que se deparar com um fracasso, apesar de seu esforço. Por que isto ocorre? Para responder a essa pergunta, é necessário conhecer o que significa ser empreendedor, qual o perfil que o caracteriza e quais as causas de sucesso e fracasso dos empreendimentos”.

           Buscando aproximar a realidade dos alunos, Badalotti procurou responder a esses questionamentos, fez um relato sobre a sua vida, enfatizando o seu histórico profissional, caminhos percorridos, percalços e sucessos obtidos. O enfoque de sua fala foi, principalmente, no sentido de incentivar os alunos e de despertar no jovem a característica empreendedora de cada um, dizendo da enorme importância de iniciativas empreendedoras para o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico do país.

           Disse, ainda, aos alunos, que muitas pessoas têm ideias, porém ficam somente nelas, não passando nunca para a ação, atitude necessária para transformá-las em realidade fazendo as coisas acontecerem. E isto somente ocorrerá se a pessoa tiver uma verdadeira paixão por aquilo que faz, pois este é o combustível necessário para entusiasmar-se por seu projeto de vida.

           O secretário também falou sobre a necessidade da gestão de processos, com planejamento estratégico feito de objetivos claros, estabelecimento de metas, prazos de realização e avaliação permanente. “Para enfrentar os desafios é preciso estar sempre conectado ao mundo, buscando cada vez mais novos conhecimentos”.

           Ressaltou que uma das características do empreendedor de sucesso – talvez a principal delas – é o reconhecimento da necessidade de uma busca permanente de qualificação e de ideias inovadoras, uma vez que o mundo está em constante e dinâmica transformação.