Prefeitura Municipal de Erechim - Uma semana cheia de vivências gaúchas na Escola São Cristóvão
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4367/uma-semana-cheia-de-vivncias-gachas-na-escola-so-cristvo

23/09/2010

Uma semana cheia de vivências gaúchas na Escola São Cristóvão

Uma semana cheia de vivências gaúchas na Escola São Cristóvão

 

          A Semana Farroupilha é um evento festivo do Estado do Rio Grande do Sul, com desfiles homenageando líderes da Revolução Farroupilha. É uma semana muito significativa para os gaúchos, tornando-se uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos de nossos estudantes, acerca da história do povo gaúcho, seus hábitos, tradições e costumes, culinária, dança e música, valorizando e desenvolvendo assim, desde a infância, o amor ao nosso patrimônio cultural. Durante mateada, estudantes provaram o chimarro - Foto Marjori Cadini/PME

         Sendo assim, a Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão desenvolveu entre os dias 8 a 17 de setembro o projeto “Fandango do gaúcho”, onde os estudantes tiveram a oportunidade de participar de diferentes atividades que envolveram a produção de um espaço na entrada da escola com objetos e vestimentas utilizadas pelo gaúcho no seu dia-a-dia. Participaram também da Hora Cívica, onde ouviram o hino do Rio Grande do Sul e da mateada degustando um gostoso chimarrão.

          Na quarta-feira, dia 8, receberam a visita da prenda Elisiane e o peão Tobias Biazi do CTG Os Câmpero que conversaram sobre a vestimenta do gaúcho e apresentaram a todos danças tradicionalistas. Na quinta-feira, dia 9, alguns integrantes do grupo “Coração Gaúcho”, encantaram todas as crianças com suas belas músicas, deixando a semana ainda mais especial.

         Para finalizar o projeto, na sexta-feira, dia 10, as crianças tiveram uma hora do lanche especial, onde todos puderam saborear comidas tipicas do gaúcho. A equipe da Escola São Cristóvão agradece o apoio de todos os envolvidos nesta semana que foi de grande importância para seus estudantes.