Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto busca resgatar as histórias dos vovôs
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4362/projeto-busca-resgatar-as-histrias-dos-vovs

22/09/2010

Projeto busca resgatar as histórias dos vovôs

Projeto busca resgatar as histórias dos vovôs

 

Lançamento do projeto “Histórias que a vovó contava” foi na Escola Bôrtolo Balvedi

 

          Na correria do dia-a-dia, muitas vezes falta tempo para as pessoas pararem para escutar uma boa história, seja dos vovôs, das vovós e, até mesmo, dos próprios pais. Mas um projeto do Setor de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo vai visitar todos os grupos de Terceira Idade e colher as melhores histórias dos vovôs.Projeto

         A professora Inês Berlanda, que cuida do setor de Projetos da Secretaria de Segurança, conta que serão visitados todos os grupos de Terceira Idade cadastrados no município - mais de mil idosos envolvidos - para pedir aos vovôs e as vovós que contem as histórias que viveram. O fruto destes contos será um livro, que será publicado em março do ano que vem e disponibilizado em todas as escolas da Rede Municipal.

          “A primeira história aqui na Bôrtolo Balvedi será para lançar o programa. Após vamos gravar as histórias, filmar as vovós e os vovôs nos seus núcleos e depois escolher por idade: as 50 histórias dos vovôs mais idosos serão transformadas em um livro. Serão várias edições do livro”, explica Inês.

          Na quarta-feira, dia 15, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi, com idade entre 4 e 5 anos, ouviram as primeiras duas histórias. A primeira da vovó Olívia Bernardi, de 83 anos, que contou como era sua vida na infância e como foi a primeira vez que veio a Erechim.

          “Com o projeto queremos resgatar o orgulho, a autoestima e claro que virão outros benefícios. Quando lancei a ideia na Associação todos ficaram empolgados, eles querem contar as suas histórias e perguntavam: só pode uma?”, lembra a professora. Para participar do projeto, os idosos não precisam estar participando dos grupos, aqueles que tiverem interesse em contar suas histórias podem procurar a Secretaria de Segurança Pública, que fica na Rua Germano Hoffmann, 351, ou ligar para 3522-0814.

         Para a psicóloga e conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social, Adriana Secchi, esse projeto é importante porque os idosos resgatam suas histórias e sua autoestima. “Quando um vovô passa a contar suas histórias e tem um público que os ouve, principalmente a criança que presta atenção e interage com o idoso, faz com que ele rejuvenesça, ele se propõe a resgatar sua memória e isso é muito importante”, observa a psicóloga.

* Colaboração Jornal Diário da Manhã