Prefeitura Municipal de Erechim - Carros temáticos entre os destaques do Desfile Farroupilha

https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/4355/carros-temticos--entre-os-destaques--do-desfile-farroupilha

21/09/2010

Carros temáticos entre os destaques do Desfile Farroupilha

Carros temáticos entre os destaques do Desfile Farroupilha

 

        O registro do cotidiano gaúcho e o que marca a cultura riograndense foram destacados nos carros temáticos quComeo da passagem dos cavalarianos - Foto Laone Amaral ASSECOM PMEe passaram pela Avenida Sete de Setembro, nesta segunda-feira, 20, um dos destaques do Desfile Farroupilha. Apesar do tempo ameçar chuva, muita gente foi prestigiar, indo também até o Acampamento Farroupilha, local onde aconteceu o encerramento dos festejos da tradição, com a extinção da chama crioula.

       Com o tema “Farroupilhas, ideais, cidadania, revolução”, 36 entidades participara do desfile, aberto aberto com a Banda Municipal de Música e a tradicional passagem dos representantes dos orgãos de segurança pública e suas viaturas, a partir da Praça da Bandeira. Depois, os bonitos carros alegóricos, mostrando cenas como a da casa de um estanceiro, as lidas campeiras (tosquia de ovelha), lendas (Negrinho do Pastoreio, Índio Sepé), fandangos, jogo de truco e chula. Um jogo de bocha e a encenação de uma missa campeira foram outros carros bastante aplaudidos pelo público.

       No desfile organizado pela 19ª Região Tradicionalista do MTG, gaúchos e prendas dos CTGs Galpão Capeiro, Sentinela da Querência, Espora de Prata, Recantos dos Tauras, Grupo Nativo Farroupilha e o DTG Semente da Tradição (Bairro Atlântico), mais galpões e piquetes desfilaram, muitos com os cavaleiros levando o filho consigo no lombo do cavalo.

       A Escola Branca de Neve, da APAE, Piquete Relincho do Pago, Piquete Laçadores José Barroso, Departamento Tradicionalista do Master, Galpão Recanto Quero-Quero, Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo, CabanhaS Chapéu Preto JS Pereira mais a 19ª Região Tradicionalista completaram o desfile, iniciado pouco depois das 15h.

      Logo após o encerramento, aconteceu a extinção da Chama Crioula, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, marcando o término do Acampamento Farroupilha. A vice-prefeita Ana Oliveira representou o governo municipal, em ato que teve a presença de cavalarianos, autoridades civis, militares e o patrono Dirceu Enich.

       Ana agradeceu a todos que trabalharam, ressaltanto o papel da mulher na cultura gaúcha, na figura da presidente da 19ª RT, Zulma Grandó. “Iniciamos a partir de agora os trabalhos para a terceira edição do Acampamento Farroupilha, onde vemos, nestes dez dias, a união e o resgate da história que passa de geração a geração”, afirmou.

      O idealizador do Acampamento Farroupilha e vice-presidente desta edição, Cezar Caldart, fez um agradecimento especial à imprensa e nominou todas as pessoas, entidades e patrocinadores que auxiliaram para o sucesso de público e programações. “Estaremos presenteando toda a comunidade com um grande show do encerramento para que todos possam permanecer mais tempo conosco”, prometeu, para o Acampamento Farroupilha em 2011.

        Conforme o presidente da Comissão Organizadora, Zulmir Sotoriva, a edição do próximoano estará sendo desenhada a partir de agora. Ele destacou as peças antigas que foram trazidas para os galpões neste ano, afirmando que retratam a memória da cultura gaúcha. “Esta foi uma grande diferença, para alimentar junto as crianças o gosto pela nossa cultura e tradição. Estamos no caminho certo na criação de valores, e o que fica é a ampliação de nossos laços de amizade”, ressaltou.