Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim ganha agroindústria de embutidos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4344/erechim-ganha-agroindstria-de-embutidos

17/09/2010

Erechim ganha agroindústria de embutidos

Erechim ganha agroindústria de embutidos

 

          A população de Erechim e região terá a oportunidade de saborear alimentos com a qualidade característica da agricultura familiar mas que até então somente amigos e vizinhos das famílias Tonel e Rovani tinham o privilégio. Isso porque, o salame, o torresmo, a morcela deixarão de ser produzidos em pequena escala para ganhar as feiras e mercados do município. A inauguração da Agroindústria Imperador, localizada na Linha 2 – Secção Paiol Grande, interior de Erechim, foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (16), com a presença dos proprietários Pedro Rovani e Alcir Tonel, da responsável técnica pela produção, Silvana Trierveiler, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Eloir Griseli, do prefeito Paulo Polis, bem como de fornecedores, familiares, amigos e servidores da prefeitura.Corte de fita marcou a inaugurao da agroindstria de embutidos Imperador - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME

          Nos 134 metros quadradros de área construída estão dispostos a recepção, sala de manipulação, câmara fria, duas salas de defumação, sala de cozimento, sala para condimentos e de cura para triparia, sala de lavagem de caixas, expedição e anexos, como banheiro e vestiários. A obra, pronta há pouco mais de um mês, aguardava a certificação do Sistema de Inspeção Municipal para entrar em funcionamento. A entrega do registro foi feita no ato da inauguração pelo prefeito Polis aos proprietários da agroindústria, que tão logo iniciará as suas atividades.

           Segundo Alcir Tonel foi da boa aceitação dos produtos fabricados em casa aliado a sua aposentadoria que surgiu a ideia para a abertura da agroindústria. Num investimento próximo a R$ 120 mil, o objetivo agora é produzir cerca de mil quilos de embutidos por semana, empregando sete pessoas da família. Os suínos “com genética muito boa”, serão abatidos no Patronato São José e levados para agroindústria para a industrialização.

          “Hoje está nascendo uma marca, que começará a engatinhar logo adiante. Temos a responsabilidade de ensiná-la a caminhar para que se torne uma grande maratonista”, brincou Tonel. Segundo ele conquistar o cliente não será difícil, o mais complicado será mantê-lo. O contato com alguns mercados de Erechim já foram iniciados para introduzir os produtos com a marca Imperador. “A concorrência é grande, mas aos poucos esperamos conquistar nossos clientes”, afirmou ele.

          O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Elor Griseli, falou da missão do governo municipal em apoiar os empreendimentos sejam eles de que tamanho for. “Espaço existe para todos pois esta é uma região produtora de alimentos. É uma cadeia que agrega valor, já que a matéria prima será adquirida com os vizinhos, proporcionando lucro também para outras famílias”.

           O prefeito Paulo Polis, que falou dos objetivos da administração ao criar a Secretaria da Agricultura, para separar a indústria do campo e aproximar as necessidades dos agricultores da concretização do que desejam, ainda falou sobre o bom momento que Erechim vive, a exemplo da merenda escolar com produtos da agricultura familiar. Cerca de 50 famílias entregam seus alimentos para a Cooperativa Nossa Terra que distribui para as escolas beneficiando 6400 estudantes das 14 escolas municipais. “Tudo isso acontece por conta de uma equipe interessada em fazer o município crescer”, destacou.

          Ao desejar sucesso para os proprietários, Polis disse que “uma empresa pequena tem os mesmos desafios de uma empresa grande. O primeiro ano será de dificuldades mas também o de maior aprendizagem. Não tenham receio de buscar ajuda. A prefeitura está à disposição de vocês”.

          A Agroindústria Imperador produz lingüiça defumada tipo colonial, torresmo, morcela branca, carne resfriada de suíno com osso, kit feijoada e banha.