Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis parabeniza UFFS pelo aniversário de um ano de criação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4339/prefeito-polis-parabeniza-uffs-pelo-aniversrio-de-um-ano-de-criao

16/09/2010

Prefeito Polis parabeniza UFFS pelo aniversário de um ano de criação

Prefeito Polis parabeniza UFFS pelo aniversário de um ano de criação

 

Prefeito Polis participou da solenidade em comemoração ao primeiro ano de criação da UFFS quando recebeu do diretor do campus de Erechim, Ilton Benoni da Silva o selo comemorativo

 

           Ao receber a visita do reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Dilvo Ilvo Ristoff, do diretor do campus de Erechim, Ilton Benoni da Silva e do coordenador administrativo, Pe. Dirceu Benincá na tarde desta quarta-feira, dia 15, em seu gabinete, o prefeito Paulo Polis parabenizou a instituição pelo seu primeiro ano de criação. “Quero parabenizar a todos – que uma forma ou de outra – fizeram, fazem ou desejam se integrar a esta instituição, seja na condição de aluno, colaborador, professor, diretor ou até mesmo reitor, como é o caso de nosso amigo Dilvo Ristoff. Quero reafirmar o compromisso do município de Erechim de seguir firme e forte na parceria deste valoroso empreendimento educacional. Temos clareza de que a Universidade Federal da Fronteira Sul representa o crescimento, novas oportunidades não só para nosso município, mas para toda a comunidade regional”. Polis recebeu o reitor da UFFS e a direo de Erechim no seu gabinete - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME

           No encontro realizado no gabinete, que também contou com a presença do Pe. Valter Girelli, representando a Mitra Diocesana e do secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella - recentemente eleito presidente do Conselho Estratégico e Social da UFFS - foi discutida a possibilidade da construção de um pavilhão no Seminário Nossa Senhora de Fátima para abrigar os 400 novos alunos que devem ingressar na universidade no próximo ano. A ideia primeira é que a construção seja utilizada pela universidade neste primeiro momento e posteriormente pela prefeitura municipal e pela Mitra que devem se responsabilizar pela obra.

           Atualmente, cerca de 400 alunos frequentam as aulas nos cursos de Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Filosofia; Geografia; História; Pedagogia e Sociologia. Do total dos alunos, 91% são oriundos de escolas públicas. A seleção é feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acrescida do Fator Escola Pública.

           O Campus Erechim está localizado na Av. D. João Hoffmann, 313, junto ao Seminário de Fátima. Sua estrutura física comporta espaço para funcionamento das aulas, das atividades de direção, coordenação acadêmica e administrativa. Também possui salas e equipamentos para o trabalho dos docentes e técnicos administrativos, auditório, biblioteca com um acervo de cerca de quatro mil livros e em permanente ampliação, laboratório de informática, entre outros. Atualmente, 34 professores e 43 técnicos administrativos trabalham na UFFS – Campus Erechim.

           No primeiro semestre de 2011, mais 400 estudantes ingressarão na instituição. A construção do campus definitivo, em processo de licitação, será feita em uma área de 934.533 metros quadrados, localizada na rodovia ERS 135, entre Erechim e Erebango.

          À noite o prefeito Polis também participou da solenidade em comemoração ao primeiro aniversário Prefeito Polis recebendo o selo das mos do diretor do campus Erechim, Ilton Benoni da Silva - Foto Divulgao/PMEde criação da UFFS no auditório da instituição, onde relembrou a caminhada diferenciada para a criação da universidade e os investimento do governo municipal para que ela se tornasse realidade em Erechim. “A UFFS nasceu graças à força de organização e de mobilização dos movimentos sociais junto ao governo federal e do comprometimento deste com uma educação mais abrangente e inclusiva em todo o país. Erechim se tornou solo fértil para este grande empreendimento. Nossa administração não titubeou em nenhum momento, em fazer tudo que estivesse ao alcance para tornar este sonho uma realidade. É com grande a alegria que vimos a Universidade abrir novos horizontes para mais de 400 jovens, sendo 90% deles oriundos de escola pública. Em nenhum momento deixamos de acreditar, apostar no sucesso desta instituição, tanto é que o nosso governo investiu a grande soma de R$ 3.000.000,00 recursos do caixa do município aplicados na compra da área de 93 hectares para as instalações futuras da UFFS e além disso garantimos a instalação provisória da instituição no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Passado o primeiro ano, nos cabe celebrar os avanços já trazidos pela UFFS e manifestar a certeza de que outros tantos estão por vir”.