Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura e moradores fazem obra em mutirão no Zimmer
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4325/prefeitura-e-moradores-fazem-obra-em-mutiro-no-zimmer

13/09/2010

Prefeitura e moradores fazem obra em mutirão no Zimmer

Prefeitura e moradores fazem obra em mutirão no Zimmer

 

          Moradores e a Prefeitura de Erechim estão realizando uma obra de canalização em duas quadras no Bairro Zimmer, em regime de mutirão. A parceria vai solucionar o problema que  vem enfrentando com as fossas sépticas, visto que os sumidores não dão mais vencimento.  As 20 famílias participantes compraram fossas e tubos, realizam a mão-de-obra, enquanto a Secretaria Municipal de Obras contribui com o encaminhamento do projeto, máquinas, caminhão, e no fechamento do asfalto depois de concluída a obra.

          O professor José Cláudio da Cunha é um dos dez homens que tem trabalhado no local todo sábado pela manhã, a exemplo de seus vizinhos. Ele cava, faz cimento, carrega tubos e tudo o que for preciso, dentro da escala de ações que os próprios moradores criaram para a realização do trabalho, que também teve o envolvimento e todo o apoio da associação de moradores e do Orçamento Participativo. “Nós fizemos várias reuniões, cada um ficou com uma função - fazer a compra do material, encaminhar os projetos. Isso é muito bom, porque o pessoal ajudando na obra, decidindo, dá mais importância”, testemunhou, ele que também é delegado do OP.

          Conforme relatou, o problema todo é que as fossas sépticas estavam apresentando problemas e no começo do ano, próximo de onde mora, outros moradores resolveram a situação fazendo a canalização para fora da residência.

          Isso vinha obrigando a maioria das famílias a chamar uma empresa especializada para fazer a limpeza, em alguns casos até duas vezes por mês. “Cada carga custa cerca de R$ 130,00. Isso é pesado para muitas famílias, tem residência com aposentados, por isso resolvemos fazer igual”, explicou.

         Nas ruas Augusto Detoni e Nelson Arpini estão sendo colocados tubos de 30 centímetros em aproximadamente 200 metros de extensão. Cada família vai investir até R$ 300,00 na obra, que também tem, por parte dos moradores e Secretaria Municipal de Obras a preocupação com a preservação do meio-ambiente, visto existir a nascente de um rio nas proximidades.

         Por isso, tem sido feita toda a orientação entre os vizinhos para a necessidade da instalação de filtro junto à fossa. “Muito mais do que este trabalho de mutirão, de parceria entre município e cidadão, o mais importante é a economia que as famílias estão fazendo e acima de tudo a preservação da natureza e da saúde pública”, afirmou Alceri Bertuzzi, da Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.

         A exemplo do que acontece no Zimmer, está em fase de conclusão outra obra de mutirão no Bairro José Bonifácio, na Rua Aquiles Denti. A extensão é de 100 metros e beneficia cerca de 10 famílias. No Bairro Jaboticabal, se dá na Rua Nossa Senhora Aparecida, atingindo cinco famílias (80 metros) e outra que já foi concluída no Parque Lívia (Rua da Imprensa – cinco famílias, 75 metros). E o trabalho não para, estimulando outras comunidades nesta ação de parceria entre o Poder Público e os cidadãos. “Já temos outras dez obras agendadas”, concluiu Bertuzzi.