Prefeitura Municipal de Erechim - Região ganha Associação de Pequenos Empresários
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4303/regio-ganha-associao-de-pequenos-empresrios

03/09/2010

Região ganha Associação de Pequenos Empresários

Região ganha Associação de Pequenos Empresários

 

Lançamento da APEN/RS foi realizado nesta quinta-feira no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim

 

            Com o objetivo de incluir os diversos setores empresariais ainda não organizados e neste sentido congregar as diversidades, é que em meados de 2009, a Prefeitura de Erechim através da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais Socioeconômicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico elaborou um novo conceito de Associação, no formato de uma empresa do setor privado – dividida em vários ramos de atividade. A ideia era fomentar a criação de uma associação dividida em setoriais, para melhor atender aos interesses e demandas de vários segmentos em que se agrupariam e se fortaleceriam entre si.

           Deste modoLanamento da APEN/RS aconteceu na tarde desta quinta-feira (02) no Salo Nobre da Prefeitura - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME surgiu a Associação de Pequenos Empresários do Norte do Rio Grande do Sul – APEN/RS. O lançamento oficial foi realizado na tarde desta quinta-feira (02) no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito Paulo Polis, do vereador Lucas Farina, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti, da presidente da APEN, Maria Elisabete Bressan Farina, do vice-diretor da FAE, Jones Soares, de Henrique Cervi, da CDL, do presidente da Rede Metal Mecânica, Wladimir Maffini, do presidente da Sinduscon, Mário Cavaletti, da presidente da AICCAR (Associação das Indústrias do Setor Coureiro Calçadista da Região do Alto Uruguai), Josi Duarte, do coordenador do OP, Jorge Psidonik, bem como de secretários municipais e de empresas associadas a APEN.

           Para confirmar o sucesso resultante do associativismo, Maffini falou sobre a trajetória da Rede Metal Mecânica. Com cerca de 61 associados, englobando aproximadamente 3700 funcionários, Maffini disse que a maior dificuldade que a nova associação terá pela frente é conscientizar os empresários de que participar de uma reunião não é perda de tempo. E que, apesar de ter dezenas de associados, é um grupo pequeno que impulsionará o trabalho. Segundo ele, “não importa o tamanho das empresas se quem tem o poder de decisão não estiver disposto a mudar o seu pensamento”.

          Para a presidente da APEN, Maria Elisabete Bressan Farina, o “maior desafio é ampliar os horizontes das empresas associadas, ir em busca do conhecimento, de novas ideias, novos processos, conquistando melhores condições de competitividade, e maior geração de renda”. Um avanço esta associação já conquistou, “quando conseguimos sentar frente a frente e nos enxergar não apenas como concorrentes, mas sim, parceiros dentro de uma mesma associação”.

           Algumas ações também já foram realizadas pela APEN, como duas missões empresariais, uma para a Feira Grafica/Serigrafia e outra para a Formóbile, onde as associadas que tiveram a oportunidade de participar já voltaram com novos olhares para dentro de suas organizações. “Melhorando processos, conhecendo novos fornecedores, matéria prima. Este é o nosso objetivo”, disse Maria Elisabete ao agradecer a prefeitura por acreditar e incentivar o associativismo.

           Se hoje a APEN é uma realidade, muitas pessoas uniram-se na busca de um mesmo objetivo. Dentre estas pessoas, a associação destaca o diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais Socioeconômicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Sartore, que recebeu da presidente uma placa como forma de eternizar a gratidão dos associados pelo seu empenho na construção da APEN.

           O secretário Walmir Badalotti se disse bastante emocionado em fazer parte do início desta associação “porque as micro e pequenas empresas são responsáveis pela geração de grande parte dos empregos formais no município e no Brasil”. O governo municipal tem incentivado o associativismo, a exemplo da Associação Coureiro Calçadista – AICCAR, também formada recentemente, além de promover missões empresariais, realizar feiras, como a setorial CONSTRUIR, qualificar micro e pequenos empresários, criar novos espaços para empresas se instalarem (Distritos Industriais) e melhorar os existentes como é o caso do Berçário Industrial. “As pequenas empresas são muito significativas para o governo, para alavancar o próprio desenvolvimento e consequentemente de todo município”, sublinhou o secretário. Prefeito Paulo Polis - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME

            Para o prefeito Polis, a missão do governo municipal é ser o “indutor, o facilitador do desenvolvimento do município”, e isso só é possível porque as empresas que estão inseridas nele estão bem, promovendo retorno financeiro para que a prefeitura possa investir em quafificação profissional, em missões empresariais, em feira setoriais, enfim, na realização de ações que completem e proporcionem o desenvolvimento das micro, pequenas, médias e grandes empresas de Erechim. “Vivemos um momento muito bom e a associação foi criada em uma época bastante pertinente em que a geração de emprego cresce a cada mês. Nosso capital humano é fantástico, já que distante das grande capitais e dos portos, nossa única chance de sobreviver é oferecer um material diferenciado para o mercado”. Desejou vida longa a APEN, pois tem certeza que “juntamente com o Sinduscon, a Rede Metal Mecânica, AICCAR, ACCIE, vamos formar um braço cada vez mais forte da economia puxando consigo a área social, gerando e distribuindo renda, para que as pessoas tenham um emprego e possam melhorar a sua qualidade de vida”.

 

HISTÓRICO DA APEN

          A Prefeitura Municipal de Erechim através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico desenvolve um trabalho visando difundir e consolidar o Associativismo e os benefícios que significam fazer parte de uma associação. Em Erechim, como forma de inclusão dos diversos setores empresariais ainda não organizados neste sentido e objetivando congregar as diversidades, em meados de julho de 2009, através da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais Sócioeconômicas , a Secretaria elaborou um novo conceito de Associação – no formato de uma empresa do setor privado -, dividida em vários ramos de atividade. A idéia era fomentar a criação de uma Associação dividida em setoriais, para melhor atender aos interesses e demandas de vários segmentos que se agrupariam e se fortaleceriam entre si.

           Para que isso se operacionalizasse, a ideia precisava ser difundida. Iniciaram-se, então, os trabalhos. Em 12 meses, foram realizadas 18 reuniões entre a Secretaria e os setores de Gráfica, Serigrafia, Informática, Moveleiro e Madeireiro com a finalidade de fomentar a idéia e plantar essa nova modalidade de associativismo em Erechim.

         Seria, então, composto o quadro diretivo, com um gestor responsável por cada setorial organizado, para ser Conselheiro Fiscal, fazendo parte da Diretoria da Associação. Esse Gestor teria como compromisso primordial a participação junto à diretoria, como um importante elo de comunicação e entendimento das necessidades e objetivos do setor representado.

          Assim, foi elaborado o Estatuto da APEN/RS – Associação das Pequenas Empresas do Norte do RS, garantindo que, nessa interligação de setores, todos tivessem a mesma oportunidade de participação dentro da Associação.

          Nasceu, então, a APEN/RS, sem fins lucrativos, cuja VISÃO é: Ser excelência estadual em apoio às empresas. E que tem por MISSÃO: Fomentar a auto sustentação, a união e o fortalecimento das empresas da região, pela promoção da melhoria da gestão e ações concretas que alcance o desenvolvimento almejado.

 

A APEN-RS tem seu corpo diretivo composto:

Presidente - Maria Elisabete Bressan Farina

Vice-Presidente - Claudemir Michelon

1º Secretário - Cesar Luis Malicheski

2º Secretário - Regis Paraboni

1º Tesoureiro - Ari Agostini

2º Tesoureiro - Juliano Dassoler

 

E conta com a participação dos seguintes setores:

Setor Gráfico e Serigráfico – Gestor Luciano Malacarne

Setor Gráfico e Serigráfico – Gestor Delmar Iachinski

Setor Moveleiro – Gestor Marcio Pappi

Setor de Informática e Softwares - Giliarde Jones Paris

Setor de Informática e Hardwares - Claucides Batista Vinck

e também outros setores que estão em desenvolvimento.

 

          A associação também já possui um site: www.apenrs.com.br , numa parceria com os acadêmicos do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim.