Prefeitura Municipal de Erechim - A inclusão social é ressaltada na abertura da Semana da Pátria
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4293/a-incluso-social--ressaltada-na-abertura-da-semana-da-ptria

01/09/2010

A inclusão social é ressaltada na abertura da Semana da Pátria

A inclusão social é ressaltada na abertura da Semana da Pátria

 

         A inclusão social como dever de toda a sociedade e a esperança de que o Brasil venha ser um país mais justo Presidente da LDN, capito Robson Camargo no acendimento da Pira da Ptria - Foto Laone Amaral ASSECOM PMEe fraterno foi o tom das manifestações acontecidas na manhã desta quarta-feira, 1, durante a abertura da Semana da Pátria, na Praça da Bandeira. Autoridades políticas, militares e civis, APAE, AABB Comunidade, representantes de entidades e de escolas participaram deste ato cívico, que teve a chegada do Fogo Simbólico e o hasteamento das bandeiras do país, estado e município, mais a apresentação de dança gaúcha pelos estudantes das turmas 41 e 14, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.

         O prefeito Paulo Polis (presidente de Honra da Liga de Defesa Nacional – LDN) incentivou todos a se engajar em ações que gerem a inclusão, para que Erechim seja uma cidade ainda mais fraterna do que já é. “Que as pessoas passem a pensar: onde vou dar a minha colaboração”, afirmou, ressaltando que Erechim tem de melhor é o seu capital humano.

         A patrona da Semana da Pátria, professora Susana Costa, emocionou-se no ato, onde fez um breve relato histórico da APAE (foi uma das fundadoras em Erechim) e o trabalho importante que esta entidade realiza para a inclusão das crianças. “Para nós haverá sempre esperança na vida de uma criança”, disse. Acompanhada de vários familiares, que foram prestigiar a homenagem, ela ainda desejou que o patriotismo que agita esta semana possa se estender pelos demais dias do ano.

         Presidente da LDN, Capitão Robson Camargo comparou a Pátria à família. Segundo ele, na inclusão se faz um Brasil único e que esta torna-se a porta de entrada para uma nova sociedade, respeitando-se sobretudo o Ser Humano. Ele ainda fez referência ao trabalho da patrona na APAE, no qual considerou ter tido uma vida plena, por isso digna da homenagem.

        O padre Válter Girelli deu a benção ao Fogo Simbólico, que chegou no Carro de Bombeiros e foi entregue ao prefeito Polis, Capitão Robson e ao comandante do 13º Batalhão da Brigada Militar, Antônio Gilceu Souza.

       Depois de acesa a Pira da Pátria, Girelli desejou que “que este fogo arda todos os preconceitos” e demais males existentes na sociedade. Padre citou o Salmo 23 (O Bom Pastor) e convidou a todos para uma oração.

      O ato foi encerrado com o Hino Rio Grandense, com a LDN convidando a todos a participar  ativamente dos hasteamentos e arriamentos dos pavilhões ao longo da Semana da Pátria, que este ano tem como tema nacional “Amazônia, patrimônio do povo brasileiro”, estadual “APAE/RS, conquistando caminhos para ser e conviver” e o municipal “Na inclusão se faz um Brasil Único”.

        O Desfile Cívico de Sete de Setembro vai começar às 8h30min. A ordem de passagem pela Avenida Maurício Cardoso: Banda de Música de Erechim, Associação de Reservistas, 13º BPM, Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Trânsito, Escola Branca de Neve, Grupo grupo de escoteiros, escolas particulares, escolas municipais, escolas estaduais, etnias, 19ªCRT, associação de cuidados com os cães, Erechim Auto Esporte Clube, Moto Grupo Aves de Rapina, Moto Off Road, Mixurucas do Asfalto, Erechim Jeep Clube, Veteran Car, Exército e Cavalarianos.

       O encerramento acontece com a extinção do fogo simbólico, logo após o arriamento dos pavilhões, pelo prefeito e o presidente da LDN.

 

A Patrona

 

       Susana Costa nasceu em Erechim, no dia 02 de agosto de 1930. Estudou no Colégio São José e na Escola Normal José Bonifácio. Em Porto Alegre, fez o curso de Psicopedagógico de Especialização de Professores de Educação Especial. Trabalhou na DE e na Escola Especial Recanto da Alegria.

       Fez especialização em ensino para cegos na Escola Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Voltando para Porto Alegre, foi trabalhar no ensino especial, atendendo especialmente as crianças. Foi atleta da Sogipa, sendo, inclusiv, recordista em diversas modalidades.

       Voltou para Erechim para fundar a APAE e a Escola Branca de Neve. Foi quem secretariou a primeira reunião que oficializou a instituição. Além de professora, foi a primeira diretora da escola. Em Erechim, também ajudou a fundar o CTG Galpão Campeiro, sendo a primeira secretária e também a 1ª prenda. Trabalhou na APAE por dezena de anos e em colégios especiais, até se aposentar.