Prefeitura Municipal de Erechim - Entidades cadastradas no Mesa Brasil já estão recebendo atividades
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4182/entidades-cadastradas-no-mesa-brasil-j-esto-recebendo-atividades

11/08/2010

Entidades cadastradas no Mesa Brasil já estão recebendo atividades

Entidades cadastradas no Mesa Brasil já estão recebendo atividades

Entidades cadastradas no Mesa Brasil já estão recebendo atividades
Entidades cadastradas no Mesa Brasil já estão recebendo atividades

 

Assistente social e nutricionista levam orientações para os participantes

 

          O Programa Mesa Brasil que há pouco mais de um mês está sendo desenvolvido em Erechim através da parceria entre a prefeitura municipal e o Sesc deu início as ações educativas, uma das condicionalidades para que a entidade possa participar do programa. Duas delas já começaram a ser assistidas: a Obra Promocional Santa Marta e o Patronato Agrícola e Profissional São José.

           Enquanto a assistente social trabalha a motivação dos participantes, a nutricionista aplica o curso de capacitação sobre a manA assistente social lvida Langendorf realizou atividades na Obra Santa Marta - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEipulação de alimentos. Na última quarta-feira, dia 4, por exemplo, as famílias dos usuários da Obra Promocional Santa Marta, além de receberem informções sobre o programa, também trabalharam a motivação. Segundo a assistente social, Alvida Langendorf, o intuito era o de proporcionar troca de informações referentes às condições sociais destas pessoas, que em um determinado momento tiveram a oportunidade de citar seus maiores problemas. Em contrapartida receberam orientações para promover a motivação pessoal, objetivando a busca de uma independência econômica familiar autossustentável, através de uma buscar de crescimento individual.

           No mesmo dia, os adolescentes internos do Patronato Agrícola e Profissional São José receberam orientações sobre atividades físicas e recreativas. De acordo com a nutricionista Priscilla Riccó, que coordenou a atividade, além das questões alimentares é indispensável também proporcionar a estas pessoas momentos de lazer que os remetam a uma realizada além da que estão acostumados a vivenciar, gerando nelas a ideia de que é possivel transformar a situação em que se encontram em um mundo novo, de oportunidades para todos. Para que isso aconteça os internos são auxiliados para a superação de conMotivao foi o tema trabalhado com as famlias da Obra Santa Marta - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEceitos, aprendendo que não basta o Mesa Brasil fazer sua parte, é necessário que eles próprios acreditem em suas capacidades e façam a sua também.

           Ainda nesta semana, os manipuladores de alimentos da Obra Santa Marta foram capacitados nesta atividade, enquanto que as crianças receberam orientações sobre saúde bucal.

          Conforme Álvida, 12 entidades já estão aptas para receber as atividades. Todas elas estão cadastradas no Programa Mesa Brasil. “Para participar, não basta apenas receber a doação de alimentos e aprender como melhor utilizá-los. É preciso que os participantes das entidades, que vivem em vulnerabilidade social, aprendam a buscar alternativas para enfrentar situações adversas, e é para isso que atividades são realizadas”, revela.

 

Próximas atividades:

Dia 16

O que: Curso de capacitação Manipuladores de Alimentos

Onde: Patronato São José

Hora: 9h

Público-alvo: manipuladores de alimentos da instituição

 

Dia 25

O que: Importância do auto-cuidado

Onde: ADAU

Hora: 14h

Público-alvo: mães e equipe técnica

 

Dia 26

O que: curso de capacitação Manipuladores de Alimentos

Onde: ADAU

Hora: 9h

Público-alvo: Manipuladores de alimentos da instituição

 

Dia 30

O que: Curso de capacitação Manipuladores de Alimentos

Onde: CRADE

Hora: 9h

Público-alvo: Manipuladores de alimentos da instituição

 

 

O que é o Mesa Brasil

          O Mesa Brasil SESC/RS é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003. Desenvolve um programa de colheita urbana observando critérios de segurança alimentar e nutricional, distribuindo para instituições sociais cadastradas, alimentos doados por empresas e organizações.
É uma ação conjunto que integra o SESC, doadores, instituições sociais e voluntários com o objetivo de contribuir para a redução de carências alimentares e do combate ao desperdício de alimentos.

 

Operacionalização
          O Programa coleta doações nas empresas e as distribui para instituições sociais conforme rota estabelecida diariamente em veículos apropriados e próprios do programa. A quantidade de alimentos doados para as intituições sociais é dividido conforme o tipo de produto, validade e a capacidade de consumo.

 

Localização

           O programa tem lugar na Rua Silveira Martins, 583, sala 1, fone 3522-8076 e funciona da seguinte maneira: as empresas são convidadas a disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis ou semiperecíveis, através de doação. Estes alimentos serão entregues as entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, com prioridade para as mais carentes. As pessoas são atendidas por meio dessas entidades. O Mesa Brasil SESC não fornece a refeição completa, mas a complementa e a reforça, somando valor nutricional à mesa das pessoas.

 

Buscar onde sobra e entregar onde falta

          Ao redistribuir alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização, o programa torna-se uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta. Todos os dias, os veículos do Mesa Brasil percorrem rota predefinida de doadores cadastrados e anteriormente visitados por técnicos do Programa. São centrais de distribuição, supermercados, padarias, indústrias alimentícias e outras empresas do setor que doam alimentos. Nestas, são coletados alimentos frescos, produtos hortifrutigranjeiros e alimentos industrializados excedentes, resultantes de quebras de produção, ações promocionais ou ainda próximos às datas de validade.

          Nas entidades, é avaliada a melhor maneira de guardar o alimento e de empregá-lo no cardápio, aproveitando todo o seu valor nutricional. Esse processo é desenvolvido pelos próprios funcionários da entidade, capacitados pelo Mesa Brasil SESC em ações educativas sobre higiene, estoque e armazenagem, manipulação e aproveitamento integral dos alimentos.
O Programa também oferece cursos, oficinas e palestras sobre nutrição, onde funcionários e voluntários das instituições cadastradas participam de ações educativas com foco em assistência social. Erechim é a sétima cidade do Estado a receber o Mesa Brasil. Segundo a secretária Maria Dolores Mafacioli Gollin, o maior benefício é a melhoria da alimentação das pessoas carentes, especialmente crianças e idosos.