Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST Alto Uruguai promove encontro com técnico do Ministério da Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4160/cerest-alto-uruguai-promove-encontro-com-tcnico-do-ministrio-da-sade

03/08/2010

CEREST Alto Uruguai promove encontro com técnico do Ministério da Saúde

CEREST Alto Uruguai promove encontro com técnico do Ministério da Saúde

 

          Profissionais da área da saúde participaram na tarde desta terça-feira (03) de um encontro com o técnico do Ministério da Saúde, Roque Vieira e com a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, Loiva Shardosin promovido pelo CEREST Alto Uruguai e prefeitura municipal, através da Secretaria da Saúde.

          Roque Vieira, Loiva Shardosin, Marcia Galara e Joo Dautartas - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEO secretário adjunto de Saúde, João Dautartas fez a abertura do encontro ao lado da coordenadora do CEREST Alto Uruguai, Marcia Galarça. Vieira fez um panorama da saúde do trabalhador no Brasil, destacando a função dos centros regionais de se trabalhar na prevenção, promoção e vigilância em saúde. Disse que o SUS – Sistema Único de Saúde é bastante qualificado mas com muitas demandas ainda para serem supridas, e nesse processo um encaminhamento melhor deve ser dado a elas. Destacou a necessidade da formação de uma rede de promoção à saúde do trabalhador, quando a comunidade em geral deve receber orientação.

          A coordenadora do CEREST Estadual, Loiva Shardosin falou sobre a Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador, uma rede latino-americana de intercâmbios de experiências e formação em saúde do trabalhador para o fortalecimento das lutas pelo direito à saúde e por condições dignas de trabalho e reprodução social. Têm por objetivo desenvolver processos formativos, integrais, de caráter massivo, reflexivo e crítico de agentes sociais sobre o direito à saúde e a um meio ambiente saudável.

           Ela também apresentou o Projeto Vidas Paralelas desenvolvido em parceria entre o Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Universidade de Brasília e Rede Escola Continental de Saúde do Trabalhador com a colaboração de Centrais Sindicais, Sindicatos de Trabalhadores, Pontos de Cultura, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, além de organizações do controle social.

          Trata-se de uma ação inovadora no campo da cultura e da saúde do trabalhador brasileiro, que propõe dialogar e difundir por meio de mídias digitais e interativas o cotidiano de representantes das 24 categorias de trabalho, formais e informais, estabelecendo condições para o intercâmbio de informações e experiências, bem como a construção coletiva de estratégias de enfrentamento da realidade. Seu principal objetivo é a construção de um processo de reflexão em forma de rede interativa, promovendo diálogo entre os trabalhadores de diferentes categorias no âmbito nacional sobre a temática da cultura e da saúde. Assim, o projeto propõe dar maior visibilidade sobre o mundo do trabalho, através das expressões artísticas e culturais da classe trabalhadora brasileira, a partir do olhar de seus próprios representantes.

          O encontro foi mais um passo dado pelo CEREST para a formação da sua rede de atendimento, necessária para que entre de fato em operação, atendendo os trabalhadores da região.