Prefeitura Municipal de Erechim - Abertas as inscrições para o Concurso de Rainha da Frinape 2010
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4159/abertas-as-inscries-para-o-concurso-de-rainha-da-frinape-2010

04/08/2010

Abertas as inscrições para o Concurso de Rainha da Frinape 2010

Abertas as inscrições para o Concurso de Rainha da Frinape 2010

Abertas as inscrições para o Concurso de Rainha da Frinape 2010

 

          Estão abertas, desde esta terça-feira, as inscrições para as candidatas ao título de Rainha da Frinape 2010. O concurso está sendo promovido pela Diretoria Social da Frinape 2010, sob a liderança de Lucia Balvedi Pagliosa. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto, às 18h30min, diretamente na Frinape Center, localizada no Plaza Imigrante, em frente às Lojas Americanas. A Frinape vai se realizar em Erechim de 13 a 21 de novembro e é uma promoção da ACCIE e Prefeitura de Erechim.

           A escolha da Rainha da Frinape é um dos principais acontecimentos que antecede a realização da Feira dCorte da XII Frinape, realizada em 2008 - Foto Divulgao/PMEe exposições de produtos - da indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, artesanato e culinária típica – e da programação dos demais eventos que se desenvolvem no período da Feira. É um evento que envolve toda a comunidade, porque as jovens só podem participar indicadas por alguma entidade legalmente constituída das mais diversas áreas de atuação – empresarial, de classe, clubes de serviço, étnicas. São momentos de muita emoção, torcida, integração, desfile nas ruas para a população e um grande espetáculo que se constitui no dia da escolha.

          Porém, segundo a diretora da Comissão Social, Lucia Pagliosa, para ser Rainha, a beleza não é o requisito fundamental. “A candidata precisa conhecer a história do município de Erechim, sua cultura, sua economia, suas tradições e sua formação”. Para isso, e para que predomine a questão da igualdade de oportunidades, elas passam por um curso com historiadores do município conhecendo como aconteceu o processo de desenvolvimento desta região. A candidata também precisa ter domínio sobre atualidade e conhecimentos gerais.

          Além da Rainha, serão escolhidas mais duas princesas que comporão a corte, que também estará formada pelas Princesas Étnicas – Alemã, Polonesa, Italiana, Israelita e Nativa – e a Prenda Gaúcha. Esta corte tem o papel de representar, além da beleza da mulher erechinense, a cultura e a colonização do Município durante a Feira. Elas acompanharão os convidados, falarão com os visitantes sobre a cidade e estarão representando Erechim durante todo o evento, sem deixar de lado, a alegria contagiante e a amizade, fazendo jus ao título que Erechim ostenta de “Capital da Amizade”.

 

O processo de eleição

          Para se candidatar, a jovem precisa ser maior de 18 anos ou completos até o dia 18 de setembro de 2010; ser solteira; ter o Ensino Médio completo; ser domiciliada no município de Erechim há pelo menos cinco anos. As candidatas participarão, obrigatoriamente, de quatro diferentes avaliações, sendo que para cada uma delas haverá pontuação e júris diferentes: 1ª Avaliação: prova escrita (de 0 a 03 pontos); 2ª Avaliação: entrevista (de 0 a 02 pontos); 3ª Avaliação: desfile de rua (de 0 a 01 ponto); 4ª Avaliação: desfile de passarela (de 0 a 04 pontos). Para cada avaliação haverá um corpo de jurados específico, que dará nota individual às candidatas. A nota de cada avaliação corresponderá à média aritmética das notas atribuídas pelos jurados, às candidatas. A média aritmética será obtida pelo somatório soma das notas de cada candidata, dividida pelo número de jurados, cujo resultado será expresso pelo número inteiro e mais 2 números após a vírgula e sem arredondamento. Será considerada vencedora a candidata que obtiver maior pontuação na soma das médias finais das quatro avaliações realizadas. A consolidação dessas quatro avaliações será feita logo após o desfile de passarela, num ato presidido por uma autoridade judiciária da Comarca de Erechim.