Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria Municipal da Fazenda passa por reestruturação para melhor atender a comunidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/407/secretaria-municipal-da-fazenda-passa-por-reestruturao-para-melhor-atender-a-comunidade

16/03/2007

Secretaria Municipal da Fazenda passa por reestruturação para melhor atender a comunidade

Secretaria Municipal da Fazenda passa por reestruturação para melhor atender a comunidade

Secretaria Municipal da Fazenda passa por reestruturação para melhor atender a comunidade
Secretaria Municipal da Fazenda passa por reestruturação para melhor atender a comunidade

    Desde que assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda, em janeiro deste ano, Libera Bresolin, deu incio a uma nova fase na estrutura organizacional da mesma. As aes que esto sendo realizadas, gradativamente, visam a melhoria dos procedimentos e trabalhos, tendo como principal objetivo melhor atender a comunidade.
    A reestruturao resultado das freqentes reunies com setores vinculados a pasta da Fazenda, onde so discutidos os servios realizados, a distribuio dos trabalhos e a participao de todos os servidores neste processo. Com isto, apesar deste bimestre ser um perodo aparentemente de pouco rendimento, devido s frias, revelou-se muito proveitoso, pois o fluxo do trabalho manteve-se normal, porm, com mudanas na estrutura organizacional, at surpreendentes, conseguimos provocar iniciativas por parte da maioria dos servidores, motivao, bom humor e harmonia no ambiente de trabalho.
    Uma das mudanas realizadas na secretaria foi a transferncia do setor de cobrana dos loteamentos habitacionais, que emite recibos de pagamento e organiza os dbitos, para o setor de Dvida Ativa e Execues Fiscais. Os funcionrios que trabalham nas duas reas passaram a desempenhar as mesmas atribuies, refletindo num melhor atendimento ao contribuinte.
    Tambm esta prevista a criao de um setor que cuidar dos Convnios e Prestaes de Contas, que ficar responsvel pelas consultas ao CADIN; controle das certides negativas; ofcios a entidades de classe, presidentes de partidos e sindicatos, informando a chegada de recursos do Governo Federal e Estadual. O setor tambm ser responsvel pelo controle, devoluo e prestao de contas de adiantamentos e dirias dos servidores; e prestao de contas das entidades.
    De acordo com Libera Bresolin, um problema que a secretaria vinha  enfrentando no ano passado, estava relacionado a confeco do mapa dirio da despesa, que se refere discriminao minuciosa dos gastos pagos diariamente pela Prefeitura. O problema era que o movimento dirio passava de mo-em-mo, at chegar pessoa responsvel pelo mapa, assim muitos documentos ficavam no caminho, para cpias, coleta de assinaturas, entre outras pendncias. Ficou definido, em reunio com os servidores da Tesouraria, que o mapa ser elaborado no fechamento do dia, com informaes detalhadas e atualizadas, e passar para os demais setores com todos os documentos j assinados e organizados para arquivo na Contabilidade.
    A secretria salienta que melhorias tambm foram realizadas no Setor de ISS, com a locao de uma sala, com capacidade para mais de 20 servidores, que reunir todos os auxiliares de fiscalizao e fiscais, que hoje esto distribudos em trs locais diferentes. Com isto, ser montada uma nova estrutura, com priorizao do atendimento aos contribuintes, e treinamento dos mesmos para auto-consulta de sua situao fiscal. Ser um local adequado, com timo ambiente, tanto para o pblico quanto para os servidores.
    A Secretaria Municipal da Fazenda tambm esta participando do projeto Melhoria dos Controles e da Qualidade como um Processo Global na Prefeitura de Erechim, que tem por objetivos criar normas internas para o desempenho das funes de cada setor ou servidor.