Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Zanella lança a Agenda Erechim 2018
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/281/prefeito-zanella-lana-a-agenda-erechim-2018

02/02/2007

Prefeito Zanella lança a Agenda Erechim 2018

Prefeito Zanella lança a Agenda Erechim 2018

O governo municipal encaminhou nesta sexta-feira (2) o primeiro procedimento para o estabelecimento de um programa de metas visando a implantação do plano estratégico de desenvolvimento sustentável para Erechim nos próximos dez anos. O desafio foi lançado pelo prefeito Eloi Zanella e o primeiro ato foi a assinatura de contrato com a empresa de consultoria que se encarregará de apresentar um diagnóstico nos próximos 180 dias.  Qual o perfil que queremos para Erechim em 2018 nos cem anos de emancipação do município. A Agenda Erechim 2018 - Diretrizes Estratégicas de Desenvolvimento será o instrumento aglutinador dos entes público e privado e coordenador das ações. Ela será composta pelas diretrizes, objetivos e ações, programas e projetos estratégicos com abrangência em todos os setores de atividade na comunidade. De acordo com Joal de Almeida Rosa, da Acquavia Consultoria Ltda os dados estarão sistematizados no prazo estabelecido. Serão definidas as estratégias para implantação dos programas e projetos

Desafio

Na assinatura do contrato com a Acquavia realizado no salão nobre da prefeitura o prefeito destacou os pontos principais do desafio que está sendo lançado. O Erechim para o segundo centenário passa pela participação efetiva da sociedade organizada nos seus diversos segmentos. Zanella fez um apelo a participação, através de informações e na participação nas audiências setoriais que serão realizadas. A comunidade será organizada em comitês setoriais, fóruns e núcleos estratégicos, envolvendo os setores público, privado e de ciência e tecnologia. Ele chamou atenção para a importância da participação de todos: “Quando falamos em plano estratégico de desenvolvimento sustentável significa que estamos pensando em que município nós queremos no futuro. A Agenda 2018 vai definir as diretrizes e as metas a serem alcançadas.. Ela será permanente, porque, se queremos um município com melhor qualidade de vida, com educação excelente, compatível com as necessidades de inclusão social; se queremos ter um processo gerador de renda e emprego em caráter permanente; um meio ambiente em condições de garantir água e ar com as qualidades necessárias; garantia de espaço ao cidadão para o seu lazer e respeito aos seus direitos - temos que trabalhar a médio e a longo prazo, em caráter permanente e continuado. Por isso, é importante o comprometimento da sociedade, dos políticos, do Executivo e do Legislativo, das organizações não governamentais. Só assim chegaremos em 2018 como um dos municípios com melhor qualidade de vida no pais”  resume.

Resgate 

Eloi Zanella fez um resgate dos ciclos da econômica no município de Erechim ao longo de 90 anos. Na sua avaliação foram três fases distintas: a do extrativismo da madeira; a agrícola na década de 1950 com o desenvolvimento da agricultura  tendo a  Festa Nacional do Trigo  como marco em 1953, a industrial no final dos anos 70 com a implantação do distrito industrial de Erechim. A indústria metal mecânica e a agroindústria foram decisivas na definição desse novo perfil econômico. Com a chegada da era da globalização é chegado o momento de avançar com determinação e planejamento para mais uma etapa na vida da comunidade. A meta: descobrir as potencialidades que estão latentes e que devem ser trabalhadas para ocuparem o seu espaço.
O projeto da Agenda Erechim 2018 vai além dos limites do município; quer, primordialmente, uma integração com a região do Alto Uruguai, porque, a condição de cidade pólo estabelece como desafio duas situações: crescer isoladamente e arrastar para si o ônus da atração pelo desenvolvimento, ou, a distribuição equilibrada dos avanços conseguidos. Para que essa integração alcance objetivos comuns é importante que o plano estratégico de desenvolvimento sustentável de Erechim se interligue com o plano que a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai está implantando em sintonia com os demais municípios. Este processo está em andamento desde o momento que Erechim deu apoio integral para criação da Agência e o estabelecimento de um plano estratégico de desenvolvimento regional.

Pólo regional

No pronunciamento que fez para lideranças presentes na assinatura do contrato o prefeito ressaltou que desde o ano de 2001 o governo vem investindo decididamente num projeto de médio e longo prazo para o setor público municipal. O direcionamento foi  extraido de uma audiência pública com mais de 250 instituições e entidades representadas no Centro Cultural 25 de Julho. Começou com a implantação da educação em tempo integral, a construção de novas escolas, ampliação da rede de unidade básicas de saúde, uma nova gestão para os serviços hospitalares do Santa Terezinha, e a segurança das pessoas nas ruas com um programa de educação no trânsito para uma nova mobilidade urbana e revitalização da iluminação pública em toda a zona urbana.
O modelo de gestão com austeridade e transparência, o equilíbrio financeiro em que os investimentos em projetos e programas são de acordo com o fluxo de caixa tem garantido conquistas significativas para a população. “Não podemos esquecer que precisaremos fazer um grande esforço para ter capacidade de investimento na infra-estrutura necessária para estabelecer um processo de desenvolvimento sustentável, não somente nas questões ambientais e humana, mas também na geração de emprego e renda que são instrumentos necessários para garantira do desenvolvimento  como um todo. É preciso gerar essa capacidade de recursos para alcançar qualidade de vida deseja para a população”, resume.
O prefeito confia que a Agenda 2018 vai apontar o caminho que o município precisa para dar início a um novo plano de desenvolvimento com qualidade de vida porque esta é uma das marcas de Erechim. “Acreditamos no futuro  de Erechim porque porque juntos fazemos mais”, conclui.