Prefeitura Municipal de Erechim - Festa di Bacco 2007: Desfile de carros alegóricos marcou a abertura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/235/festa-di-bacco-2007-desfile-de-carros-alegricos-marcou-a-abertura

22/01/2007

Festa di Bacco 2007: Desfile de carros alegóricos marcou a abertura

Festa di Bacco 2007: Desfile de carros alegóricos marcou a abertura

A Festa di Bacco 2007 abriu oficialmente sábado (20) de manhã com o tradicional desfile de carros alegóricos pelas principais ruas do centro da cidade e o jantar realizado na comunidade de Linha Batistela. A concentração para o desfile foi na antiga estação ferroviária. Os carros alegóricos seguiram pelas avenidas Maurício Cardoso e Sete de Setembro, até a Praça Prefeito Jayme Luiz Lago. A comissão de frente carregou as Bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Erechim. Em seguida vieram as tradições culturais italianas a partir da religiosidade, representada pela figura do padre, os anjos, as capelinhas, a imagem do santo sobre os ombros dos fiéis como nas procissões dos católicos. A fé foi determinante no desafio vencido pelos imigrantes pioneiros que chegaram no Brasil a partir do ano de 1875 (Caxias do Sul e arredores) e na região de Erechim, depois de 1910.
Presença forte no desfile foram os carros alegóricos apresentando  o simbolismo da colheita da uva e os métodos primitivos de produção do vinho, assim como o colono e suas tradicionais ferramentas de trabalho na roça. O lazer e entretenimento através do jogo da bocha, mora, e o canto coral também foram resgatados.  E como é a festa da colheita da uva e da produção do vinho não poderia faltar o Bacco – “deus do vinho” - segundo a mitologia grega. A rainha e as princesas da Festa di Bacco 2007 no mesmo carro do Bacco, tornaram a festa mais bela. O artesanato rural e a agroindústria familiar produtora de embutidos, lácteos, massas e doces estão integrados na Festa di Bacco desde a primeira edição em 2002. As etnias israelita, alemã e polonesa, e gaúcha são as novas integrantes da “Festa da Uva de Erechim” que completa seis anos ininterruptos no calendário de eventos do município.  Integrados na Festa di Bacco a partir de 2006, um piquete de cavalarianos e os jipeiros tiveram participação especial.

Jantar

O Jantar Baile, animado pelo Grupo Italiano Ragazzi dei Monti, de Monte Belo do Sul, reuniu centenas de participantes – a maioria de origem italiana. A rica culinária italiana representada por: codeguin, galeto, polenta, polenta recheada, saladas, macarrão, pão, fortaia e o vinho produzido pelas cantinas locais, atendeu a espectativa dos clientes habituais da Festa di Bacco de Erechim.
A programa da Festa di Bacco 2007 segue nos dias 27 e 28 com a abertura oficial da comercialização e shows durante o período da tarde. Depois, segue o calendário de vendas todas às quartas e sábados no Seminário Nossa Senhora de Fátima.