Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2346/secretaria-de-segurana-firma-parceria-com-diversas-entidades

24/04/2009

Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades

Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades

Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades
Secretaria de Segurança firma parceria com diversas entidades

 

Visitas realizadas ao Centro de Educação Santo Agostinho, Patronato São José e Presídio Estadual resultaram em parcerias como palestras educativas


         O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social vem realizando uma série de visitas a diversas entidades do município. O objetivo é estreitar o relacionamento entre poder público e instituições e se colocar à disposição das mesmas no que se refere a área da segurança.

         Na última semana foi realizada uma reunião com as irmãs do Centro de Educação Santo Agostinho. Elas relataram sobre o trabalho realizado com os jovens, com as familias dos estudantes e com um grupo de senhoras donas de casa do Bairro Morada do Sol. A Secretaria de Segurança se dispôs a promover em conjunto com as irmãs, palestras e trabalhos educativos com os jovens das escolas de ensino médio da rede estadual e do ensino fundamental do sistema municipal, bem como com os professores e familiares dos estudantes, abordando temas como violência e drogas.

         A diretoria da Secretaria também conheceu o funcionamento do Presídio Estadual de Erechim. Na ocasião, o administrador Carlos Ortiz e o administrador substituto, Glademir Drews, elencaram os principais problemas como o da falta de atendimento nos Serviços de Psicologia e de Assistência Social, e também o da superlotação. Com capacidade para atender 214 detentos, o presídio tem hoje 360 presos.

          Ficou acordado uma parceria, através da promoção de palestras com psicólogas, médicos, assistentes sociais e servidores da secretaria, visando constribuir na reinserção social dos detentos. Parte das reivindicações da administração do sistema penitenciário já foram encaminhadas, como a pintura e colocação de placas ao redor do presídio. A medida, que vai proibir o estacionamento de veículos e interromper o trânsito nas proximidades do local no horário do banho de sol dos detentos, visa dificultar o acesso dos presidiários aos objetos que constantemente são jogados da rua para o pátio do presidio.

          Outra reivindicação que também já está sendo providenciada pela administração municipal e o departamento de Direitos Humanos é o recolhimento do lixo contaminado de dentro do sistema carcerário, para que seja incinerado e transportado com cuidado até local apropriado. Também foi solicitado à Administração Pública, para através de parceria com as secretarias de Obras e Meio Ambiente, a iluminação ao redor do prédio, material para reforma e lâmpadas.

          A diretoria da Secretaria ainda esteve no Patronato Agrícola São José. Seu administrador, Irno Gaik, falou da grande incidência de fugas de menores que procuram driblar a administração e as orientadoras. Melhorias, para evitar que isso continue acontecendo, estão sendo estudadas como a implantação de oficinas durante o dia. A Secretaria de Segurança vai ministrar palestras com o objetivo de orientar os 52 menores abrigados no Patronato, no que diz respeito a vida social e familiar e também sobre a drogadição.

          Participaram das visitas, o secretário Décio Vicelli, a secretária adjunta, Aline Teles, a diretora da secretaria, Clarice Moraes, a chefe do setor de Direitos Humanos e Redes Sociais, Odete de Souza e o chefe da Divisão e Prevenção a Criminalidade, Clóvis dos Santos.