Prefeitura Municipal de Erechim - Com o tema Diabetes: Mitos e Verdades acadêmicos de Medicina realizam atividade educativa na UBS Estevam Carraro

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/23384/com-o-tema-diabetes-mitos-e-verdades-acadmicos-de-medicina-realizam-atividade-educativa-na-ubs-estevam-carraro

02/10/2026

Com o tema Diabetes: Mitos e Verdades acadêmicos de Medicina realizam atividade educativa na UBS Estevam Carraro

Encontro abordou mitos e verdades sobre a diabetes, prevenção, alimentação, hábitos saudáveis, tratamento e a importância da atividade física

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta semana, uma atividade educativa para o grupo Vida e Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Estevam Carraro. Com o tema “Diabetes: Mitos e Verdades”, a ação teve como objetivo ampliar o acesso à informação, esclarecer dúvidas e contribuir para o conhecimento da comunidade sobre a doença.

 

 

A atividade foi conduzida pelos acadêmicos de Medicina da URI Erechim, Amanda Balestrin, Enzo Tasca, Francieli Luana Sganzerla Baldissera, Geovana Maria Aguiar, Joyce Wilhelm Saccomori e Júlia Maria Dallapria. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados aos fatores de risco, prevenção, alimentação, hábitos de vida, tratamento e aos principais mitos que envolvem a diabetes.

 

As participantes puderam interagir, fazer perguntas e compartilhar experiências, tornando o momento dinâmico e participativo. A iniciativa reforçou a importância da educação em saúde como ferramenta de prevenção de complicações e incentivo ao autocuidado.

 

Para o secretário de Saúde, Vianei Mueller, ações educativas como essa contribuem para aproximar os serviços de saúde da comunidade e fortalecer a prevenção. “Levar informação de qualidade para a população é uma das formas de fortalecer a prevenção e o cuidado com a saúde. Quando as pessoas conhecem melhor a doença, como a diabetes, seus fatores de risco e as formas de prevenção e controle, conseguem fazer escolhas mais conscientes e cuidar melhor de si”, destaca.

 

Além das orientações, as participantes também participaram de uma atividade física coletiva, proporcionando um momento de movimento, descontração e integração. A prática regular de exercícios físicos é uma importante aliada na promoção da saúde e integra os cuidados relacionados à prevenção e ao controle da diabetes.

 

Fotos: SMS PME