Prefeitura Municipal de Erechim - Orçamento Participativo encerra ciclo de assembleias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2325/oramento-participativo-encerra-ciclo-de-assembleias

20/04/2009

Orçamento Participativo encerra ciclo de assembleias

Orçamento Participativo encerra ciclo de assembleias

 

          O levantamento das demandas de cada uma das 16 regies de investimento pelo qual foi dividido o municpio de Erechim est concluido. A ltima assembleia desta primeira etapa foi realizada na sexta-feira, dia 17, no Ginsio da Escola D. Joo Hoffman, reunindo as comunidades dos Bairros Progresso e Cristo Rei. Eles elencaram suas demandas para o executivo municipal e tambm elegeram seus delegados.

          O prximo passo em cada um dos ncleos definir as duas demandas mais importantes. Aps esta definio, as secretarias municipais elaboraro uma planilha de custos das obras e servios priorizados. A partir da, os delegados se renem com o executivo municipal para adequar o valor das prioridades elencadas pelos ncleos. Neste momento tambm ser realizada a eleio dos conselheiros que formaro o Conselho Municipal do Oramento Participativo. A Secretaria Municipal de Coordenao de Planejamento com o acompanhamento da equipe e dos conselheiros do OP, elaborar as leis do oramento que ser enviada Cmara de Vereadores, onde ser votada. A partir da, iniciam as obras.

Comunidades apontam suas demandas:

          O Ncleo Progresso destacou como necessidades do bairro: construo de ponte na Rua So Benedito que d acesso da Arcan ao loteamento da Brigada Militar; calamento das Ruas: Joo Guilherme da Fonseca e travessa da Joo Guilherme da Fonseca; Digenes Nunes II, Rua Trava Blocos; Vitelmo Pasquato e cabeceira do aeroporto; So Dimas; Nossa Senhora de Lurdes; abertura do final de Rua Jaci Copini; construo de sala para grupo de idosos Razes do Progresso; construo de uma sede para a associao de moradores; construo de muro de conteno na Rua Constantino Poletto; regularizao dos terrenos; asfalto das ruas que so rotas de nibus urbano; fechamento da canalizao do Rio Tigre; construo de um centro profissionalizante aos jovens; equipar a UBS com mdicos especialistas: pediatra; ginecologista e clinico geral e aumentar efetivo de funcionrios; mais segurana; melhoria do atendimento do Conselho Tutelar; melhoria na iluminao dos bairros; mais vagas nas creches; curso profissionalizante para as mulheres; colocao de trave nos campos de futebol; canalizao de esgotos; pavilho comunitrio; melhoria da iluminao atrs do CRAS e muro ao seu redor; praa em frente ao ginsio de esportes; utilizao do terreno doado a Associao de Moradores Cristo Rei; nome de Rua para a Digenes Nunes II; volta das aulas ensino noturno - do colgio D. Pedro; ampliao das capelas morturias; auxlio para reforma da cancha de bochas; ampliao do CRAS, com mais assistentes sociais; resolver problema da falta de professores no D. Pedro; implantar o segundo grau na escola D. Pedro; segurana no posto de sade; auxlio para instalao de uma delegacia de polcia; auxlio para a sada das crianas dos colgios; concluso da Rua Dias Gomes.

          A comunidade do Ncleo Cristo Rei apontou como demandas: auxlio para reativao do posto policial e circulao de viaturas da Brigada Militar periodicamente; construo de um ginsio esportivo onde existe um campo de futebol, em frente capela; construo de uma sede para a associao de moradores; atendimento na UBS e farmcia 24 horas; concluso da canalizao do Rio Tigre ou limpar e conscientizar para a preservao; mdicos pediatra e ginecologista na UBS; construo de um ginsio de esportes e de uma sede para a associao de moradores na baixada do Cristo Rei; melhoria da iluminao do bairro; construo de creche e ampliao da existente; melhoria nas bocas-de-lobo nas ruas So Joo e Estevo Gavenda; construo de capela morturia para o Bairro Cristo Rei; fiscalizar e resolver problema de lixo nas ruas; soluo dos alagamentos; no fechamento da casa de recuperao de alcolatras e drogados; auxlio e incentivo ao esporte nos bairros; reativar curso culinrio interrompido; mais segurana; tornar os bairros um distrito; asfalto na rota dos nibus urbano; mais horrios de nibus nos domingos; regularizao dos terrenos no bairro e eliminao do agendamento de consultas nas UBSs.


Delegados eleitos do Bairro Progresso:

Adriano da Silva, Ana Elizabete Gali, Ado da Silva Gonalves, Adair Jos Lenes de Oliveira, Claudiomiro Pereira, Evandro Carlos de Quadros, Francisco Copersini, Mrcia de Oliveira, Nilva Daiana Valmorbida, Neri Ribeiro, Luiz Carlos Valmorbida, Luiz Henrique Radel, Jos Ribeiro Camargo e Volmir Caetano da Silva.


Delegados eleitos do Bairro Cristo Rei:

Claudia Vossil, Clair Vieira, Deoclides de Moraes, Jurandir de Jesus, Joo Darci dos Santos, Osmar Alves Borges, Nely Mendes Borba e Sirlei Puttan.