https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/23217/desfile-de-7-de-setembro-rene-cerca-de-35-mil-pessoas-em-erechim
07/09/2026
Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 3,5 mil pessoas em Erechim
Evento, realizado na manhã de segunda-feira (7), contou com a participação de aproximadamente 75 entidades e 120 veículos e integrou a programação da Semana da Pátria 2026
A manhã de segunda-feira (7) foi marcada pelo tradicional Desfile de 7 de Setembro em Erechim, que reuniu cerca de 75 entidades, 3.500 pessoas e 120 veículos. O evento integrou a programação da Semana da Pátria 2026, mobilizando forças de segurança, entidades, autoridades e a comunidade. Neste ano, o tema municipal da Semana da Pátria é “Fé, Cultura e Resistência: O Legado dos Sete Povos das Missões”, alinhado ao tema nacional “Os Sete Povos das Missões”. No âmbito regional, o destaque é para a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

A Semana da Pátria de 2026 tem como patrono o advogado Narcy Antonio Maldaner, reconhecido por sua trajetória na advocacia, sua atuação junto à Ordem dos Advogados do Brasil e sua participação na preservação da cultura e do tradicionalismo gaúcho. A 11ª Delegacia de Polícia Civil de Erechim é a entidade homenageada deste ano. A instituição integra a estrutura da Polícia Civil e atua na investigação policial e na repressão criminal, além de desenvolver ações integradas com outras forças de segurança.

Entre as autoridades e representantes presentes no desfile estiveram o prefeito de Erechim, Paulo Polis; representando a Câmara de Vereadores, vereador Tiago The Police; o presidente da Liga da Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, Jadir Luis Putti; o patrono da Semana da Pátria, Narcy Antonio Maldaner; a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE/RS), Juliane Bonez; representantes da 11ª Delegacia de Polícia Civil e do 13º Batalhão de Polícia Militar, além de secretários de Governo, vereadores, representantes de entidades, integrantes das forças de segurança, comunidade e imprensa.

Organização e participação
As atividades da Semana da Pátria de Erechim 2026 foram organizadas pela Liga da Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim, pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação e Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Educação, e pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A programação contou ainda com o envolvimento das forças de segurança e instituições que atuam na proteção da comunidade, entre elas o Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) Norte, 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Patrulha Ambiental (Patram), Comando Rodoviário da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Diretoria de Trânsito, Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai.
Fotos: Karine Heller – Comunicação PME
25/08/2026
Confira programação da Semana da Pátria 2026 em Erechim
24/08/2026
Estacionamento Rotativo de Erechim tem regras atualizadas a partir de sexta-feira
20/08/2026
Fogo Simbólico para a Semana da Pátria chega em Erechim
22/07/2026