Prefeitura Municipal de Erechim - Encontro com gestantes encerra programação do Agosto Dourado em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/23168/encontro-com-gestantes-encerra-programao-do-agosto-dourado-em-erechim

28/08/2026

Encontro com gestantes encerra programação do Agosto Dourado em Erechim

Atividade reuniu gestantes e acompanhantes para uma noite de informação, acolhimento e troca de experiências sobre amamentação e os primeiros cuidados com o bebê

A chegada de um bebê traz expectativas, descobertas e também muitas dúvidas. E quando informação e acolhimento fazem parte desse caminho, mães, pais e famílias podem se sentir mais preparados para viver esse novo momento. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na noite de quinta-feira (27), no Espaço Cooperar da Sicredi, um encontro com gestantes e acompanhantes, marcando o encerramento das atividades do Agosto Dourado no município.

 

 

Além das futuras mães, a presença dos pais e acompanhantes foi um dos pontos destacados pelo secretário de Saúde Vianei Mueller. Para o secretário, dividir informações e responsabilidades desde a gestação contribui para que a maternidade seja vivida com uma rede de apoio mais fortalecida. “É muito importante vermos os pais participando desses momentos, porque a maternidade não se faz sozinha. É bonito ver a família unida, buscando informação e se preparando junto para a chegada do bebê. Esse cuidado compartilhado faz diferença para a mãe e também para a criança”, destacou Vianei.

 

 

A assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Carla Alba, apresentou ainda o trabalho desenvolvido pelo Programa Acolher, iniciativa que há 17 anos acompanha gestantes e famílias de Erechim. O programa promove ações de orientação e acolhimento durante a gestação e também oferece suporte às famílias após o nascimento, fortalecendo a rede de cuidado com mães e bebês.

 

 

Amamentação e cuidado

 

A enfermeira Andiana Castagnara conversou com as famílias sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele proporciona ao bebê. Além de explicar como o leite materno atende às necessidades nutricionais da criança, ela compartilhou orientações e dicas práticas para auxiliar as mães no processo de amamentação.

 

 

O encontro também contou com a participação do fisioterapeuta Gabriel Segatti, que atua na UTI Neonatal do Hospital Santa Terezinha. A partir da experiência profissional, ele abordou a contribuição da fisioterapia no período da amamentação e os cuidados que podem favorecer o bem-estar da mãe e do bebê.

 

O encontro encerrou a programação alusiva ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e ao incentivo à amamentação, reforçando que cuidar da saúde materno-infantil também passa por oferecer informação, escuta e apoio às famílias desde antes do nascimento.

 

Fotos: Georgia Spilka – Comunicação PME