Prefeitura Municipal de Erechim - Fogo Simbólico para a Semana da Pátria chega em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/23120/fogo-simblico-para-a-semana-da-ptria-chega-em-erechim

20/08/2026

Fogo Simbólico para a Semana da Pátria chega em Erechim

Semana da Pátria de Erechim 2026 destaca "Fé, Cultura e Resistência: o Legado dos Setes Povos das Missões", e será de 1º a 7 de setembro

O Comando Regional de Polícia Militar – CRPM Norte recebeu, nesta quinta-feira (20), a cerimônia solene de chegada do Fogo Simbólico, momento que antecede a programação oficial da Semana da Pátria 2026 em Erechim. A condução da centelha foi realizada pela tenente, Magali Terezinha de Lima Rodrigues, comandante do Eixo Norte da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.

 

Neste ano, o patrono escolhido é o advogado Narcy Antonio Maldaner e a entidade homenageada, a 11ª Delegacia de Polícia Civil de Erechim. O tema Nacional é ‘Os Sete Povos das Missões’, o tema Regional é ‘Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul’ e o tema Municipal é ‘Fé, Cultura e Resistência: o Legado dos Sete Povos das Missões’.

 

Solenidade

 

Estiveram presentes, o vice-prefeito Flávio Tirello; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tiago The Police; o presidente da Liga de Defesa Nacional (LDN) - Núcleo de Erechim, Jadir Putti; comandante do CRPM Norte, Coronel Felipe Kothe de Oliveira; o delegado Germano de Lima, representando a da 11ª delegacia regional de Polícia Civil; o coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Lorival Ribeiro da Silva; além de autoridades civis e militares.

 

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello reforçou a relevância da data para a cidade e o país. “Esta chama representa a nossa história, os nossos valores e o amor que devemos ter pela nossa terra e pelo nosso Brasil. Mais do que uma tradição, ela nos lembra que a Pátria é construída todos os dias, com trabalho, respeito, responsabilidade e compromisso com o próximo”, destacou.

 

A centelha do Fogo Simbólico ficará sob a guarda do CRPM até a abertura da Semana da Pátria 2026. A programação ocorrerá oficialmente entre os dias 1º e 7 de setembro, com atividades cívicas, culturais e educativas que envolverão escolas, instituições públicas e forças de segurança. As atividades são organizadas pela Liga da Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim; Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação e Segurança Pública; e Secretaria Municipal de Educação; e a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), contando com envolvimento de todas forças de segurança como: Brigada Militar; CRPM Norte; 13º BPM; PATRAM; Comando Rodoviário da Brigada Militar; Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; Polícia Penal; Polícia Rodoviária Federal; Diretoria de Trânsito; Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai.

 

Fotos: Georgia Spilka – Comunicação PME