https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/22613/erechim-apresenta-aes-de-fortalecimento-da-agricultura-urbana-e-periurbana-sustentvel-em-seminrio-regional
26/05/2026
Erechim apresenta ações de fortalecimento da agricultura urbana e periurbana sustentável em Seminário Regional
Secretário William Racoski representou o município no 3º Seminário Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, realizado no IFRS Sertão
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, participou nesta terça-feira (26), do 3º Seminário Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, realizado no IFRS Campus Sertão. O evento reuniu gestores públicos, instituições de ensino, entidades ligadas ao setor e comunidade regional para discutir estratégias que integrem desenvolvimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social.
Representando o município, o secretário William Racoski apresentou as ações e políticas públicas desenvolvidas em Erechim voltadas ao fortalecimento da agricultura urbana e periurbana sustentável, destacando iniciativas que incentivam a produção local, a segurança alimentar e a sustentabilidade.
Entre as ações destacadas estiveram as hortas urbanas e comunitárias, a produção de hortifrutigranjeiros, o aproveitamento de espaços urbanos, iniciativas de educação ambiental e geração de renda. Também foram apresentados programas de incentivo às hortas comunitárias, inclusão social e fortalecimento das comunidades por meio da produção sustentável.
Outro ponto abordado foi a Lei Municipal Nº 7.065/2022, que instituiu o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no município. O secretário William também ressaltou os desafios e perspectivas para o setor, como o fortalecimento dos pequenos produtores, a ampliação das políticas públicas, o incentivo à sucessão familiar e a integração entre tecnologia, assistência técnica e sustentabilidade.
Além disso, foram apresentados projetos desenvolvidos em escolas e comunidades, como hortas escolares e comunitárias, hortomedicinais e ações ligadas às nove Feiras do Produtor e cerca de 90 edições do projeto Feiras nas Escolas.
“Participar deste seminário é uma oportunidade importante para compartilhar experiências e também conhecer iniciativas que fortalecem a agricultura urbana e periurbana. Erechim tem avançado em políticas públicas que incentivam a produção sustentável, a segurança alimentar e a valorização da agricultura familiar, promovendo mais qualidade de vida e desenvolvimento para as comunidades”, destaca o secretário William Racoski.
O 3º Seminário Regional sobre Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável foi promovido pelo IFRS Campus Sertão em parceria com o Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal de Sertão.
Fotos: Patrícia Franceschi – SMAASA PME
22/05/2026
Prefeitura encaminha Projeto de Lei de ampliação do acesso à internet no interior para Câmara
11/05/2026
Secretaria de Agricultura disponibiliza equipamentos para fortalecer produção rural em Erechim
11/05/2026
Inscrições abertas para Visitação Técnica à Hortitec 2026 em Holambra
07/05/2026