Prefeitura Municipal de Erechim - PAR de Erechim é enviado ao MEC
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2250/par-de-erechim--enviado-ao-mec

30/03/2009

PAR de Erechim é enviado ao MEC

PAR de Erechim é enviado ao MEC

PAR de Erechim é enviado ao MEC
PAR de Erechim é enviado ao MEC
 

Secretaria Municipal de Educação aguarda agora a aprovação do Ministério para colocar demandas em prática


          A partir do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, todas as transferências voluntárias e assistência técnica do Ministério da Educação aos municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) — instrumentos fundamentais para a melhoria do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

          O município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação formou um Comitê Gestor e elaborou o seu PAR com demandas que visam a melhoria da educação municipal. A finalização do Plano se deu na última quinta-feira, dia 26, quando os membros do Comitê se reuniram para enviá-lo ao MEC.

          Entre as ações propostas pelo Comitê, estão melhorias de infraestrutura das escolas, informática em rede e aquisição de mobiliário, entre outras. O MEC auxiliará o município através de assistência técnica e disporá de cursos para a educação infantil, ensino fundamental - séries iniciais, ensino fundamental – séries finais, educação de jovens e adultos, educação para o campo e direitos humanos.

          Conforme a diretora pedagógica da Smed, Luciana Baruffi, depois de enviado o Plano de Ações Articuladas do Sistema Municipal de Ensino, aguarda-se a análise e aprovação do MEC. A partir de então, o município assina um convênio com o Ministério da Educação e começa a colocar em prática as ações propostas com recursos do Governo Federal.

          O Comitê Gestor do PAR é formado por: Andréia Saionada Tochetto, representante do SIME; Nicolas Albrecht Opitz, representante do Conselho Tutelar; Flávia Carolina Zanatta, representante dos estudantes; Levita Salete Bergamo, representando os professores; Elisandra Paska, representante dos funcionários; Elisandra Maria Marcon Sbardelotto, representante do Conselho Tutelar; Daniela Fátima Mariani Mores, representante dos diretores; Luciana Baruffi, diretora pedagógica da Smed; Rodrigo Alves Pereira, da Direção da Escola Belas Artes; João Paulo de Almeida Farina, representante da Câmara de Vereadores; Fausta Salete Vachileski Kolba, representando o Conselho Municipal de Educação; Dédalo Anatalício Martins da Silva, representante do Conselho de Pais; Andrá Luciano Ciotta, coordenador do Setor de Informática Educativa; Deise Rigon, coordenadora da Divisão de Educação Infantil; Márcia Silva dos Santos, coordenadora da Divisão de Ensino Fundamental e Flávia Dalla Costa, assessora técnica educacional.