Prefeitura Municipal de Erechim - Monte Castelo apresenta as Estações de Tratamento Biopró
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/225/monte-castelo-apresenta-as-estaes-de-tratamento-biopr

18/01/2007

Monte Castelo apresenta as Estações de Tratamento Biopró

Monte Castelo apresenta as Estações de Tratamento Biopró

Monte Castelo apresenta as Estações de Tratamento Biopró

A direo da metalrgica Monte Castelo reuniu prefeitos e tcnicos na rea de saneamento bsico para a apresentao das estaes de tratamento de esgotos e efluentes montadas na sua planta industrial no Distrito Industrial de Erechim. A tecnologia foi desenvolvida pela Engineering Sul Projetos Indstriais, de Passo Fundo, empresa moderna, voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias, objetivando solues econmicas e eficazes para o tratamento de gua nos mais variados segmentos.  Da parceria surgiu a  Biopr Solues Ambientais que rene tambm a Lcs Super gua, do municpio de Selbac.
Entre as vantagens tcnicas das Estaes de Tratamento Biopr esto: um sistema anaerbico seguro que pode ser instalado em qualquer rea. Na avaliao dos tcnicos a melhor alternativa para a beira mar, encostas de serra, proximidades com mananciais  e APPs;   ideal para locais onde o efluente contm apenas matria orgnica; no produz odores nem gases explosivos ou venenosos; baixo consumo de energia. Produo de um efluente com nvel de tratamento de melhor qualidade que a fossa sptica, garantindo segurana na devoluo da gua para os rios, mananciais ou reuso para diversos fins; sistema simples e de fcil operao, no requer mo de obra especializada; instalao simples e rpida. O primeiro projeto est sendo desenvolvido para a Faculdade Catlica do Estado do Tocantins com capacidade para 600 pessoas.

Aprovao

O projeto poder se transformar em alternativa para os municpios de pequeno e mdio porte. Os prefeitos Gilmar Mhull, do Municpio de Tio Hugo) e Ernor WWeber, de Lagoa dos Trs Cantos, estiveram na apresentao do Biopr acreditam que a tecnologia poder ser implantada nas suas comunidades pelo  nmero de habitantes ainda no ultrapassar dois mil.

Erechim

O prefeito Eloi Zanella destacou que o Biopr um projeto que apresenta solues pontuais e tecnologia com capacidade para atender as necessidades dos loteamentos particulares, loteamentos sociais e construo dos grandes edifcios. No mais para esperar pela Corsan, reagiu. O prefeito esteve acompanhado dos titulares e tcnicos das secretarias ligadas diretamente com o meio ambiente e o saneamento bsico: Luiz Felipe De Marchi (Meio Ambiente), Jos Leite Camargo (Coordenao e Planejamento), Eduardo Menegatti (Desenvolvimento Econmico), Leandro Malysz (Obras Pblicas) e o arquiteto urbanista Redenzio Zordan, tcnico da Secretaria de Coordenao e Planejamento.