Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim trabalha na reestruturação do Programa Bolsa Família
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2205/governo-de-erechim-trabalha-na-reestruturao-do-programa-bolsa-famlia

17/03/2009

Governo de Erechim trabalha na reestruturação do Programa Bolsa Família

Governo de Erechim trabalha na reestruturação do Programa Bolsa Família

Governo de Erechim trabalha na reestruturação do Programa Bolsa Família
 

Uma das metas realizar visitas domiciliares as 2.430 famlias beneficiadas


          Durante o ms de fevereiro, o Governo de Erechim, atravs da Secretaria Municipal de Cidadania convocou os beneficirios do Bolsa Famlia que deixaram de fazer o recadastramento obrigatrio em 2008 para comparecerem a Secretaria de Cidadania e regularizar sua situao. 778 famlias deveriam fazer o recadastramento. No entanto, apenas 50 famlias cumpriram com a sua obrigao.

          Conforme a secretria municipal de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Golin, a partir destes nmeros definiu-se com a Comisso de Controle Social do Programa Bolsa Famlia, que as pessoas que no fizeram o recadastramento tero o benefcio bloqueado a partir do ms de abril de 2009. Desta maneira, o ms de maro o prazo limite para as familias regularizarem sua situao.

          Erechim tem hoje 2.430 famlias recebendo o beneficio, entre as 5.286 cadastradas. Porm, possui 3.341 famlias com perfil para serem includas no programa. Com a excluso das familias que no se recadastraram, outras, que se enquadram nos requisitos exigidos pelo Governo Federal, podero receber o benefcio.

          O Programa Bolsa Famlia um dos programas sociais do Governo Federal de transferncia de renda s famlias com maior vulnerabilidade econmica e social. Seu objetivo criar possibilidades de melhoria das condies de vida, contribuindo para a emancipao dos grupos familiares e para o desenvolvimento local sustentvel. O programa busca tambm, promover o acesso a rede de servios pblicos, em especial de sade, educao e assistncia social com o intuito de que o responsvel pela famlia mantenha suas crianas e adolescentes de 6 a 17 anos na escola e faa o acompanhamento da sade das crianas de zero a sete anos, bem como das gestantes e nutrizes. Essas so as condicionalidades ou co-responsabilidades das famlias.

          Para receber o beneficio, as pessoas devem ter renda per capita mensal de at R$ 120,00. O Governo de Erechim, por meio dos gestores municipais, desempenha funo estratgica na identificao das famlias que se encontram em situao de vulnerabilidade no municpio, para direcionar as polticas sociais com maior preciso e eficcia e viabilizar a incluso das famlias no programa Bolsa Famlia. Por isso obrigatria a atualizao dos dados a cada dois anos.

          Em razo da necessidade de conhecermos as famlias beneficiadas urgente e indispensvel que se faa um diagnstico para qualificar o programa, com visitas domiciliares as 2.430 famlias, o qual est previsto ainda para este semestre. Este programa tem muito a contribuir com o municpio quando articulado com as demais polticas, destaca a secretria.