Prefeitura Municipal de Erechim - Novos focos do Aedes aegypty encontrados no Centro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2183/novos-focos-do-aedes-aegypty-encontrados-no-centro

11/03/2009

Novos focos do Aedes aegypty encontrados no Centro

Novos focos do Aedes aegypty encontrados no Centro

Novos focos do Aedes aegypty encontrados no Centro

          Com o aparecimento dos quatro focos do Aedes aegypti na ltima semana, uma varredura num raio de 300 metros foi realizada pela equipe de agentes da dengue da Vigilncia Sanitria de Erechim, a fim de investigar e eliminar novos focos que possam existir. O resultado do trabalho foi conhecido no final da tarde desta tera-feira, dia 10. Aps a anlise em laboratrio das amostras de larvas coletadas em tubitos, seis amostras foram confirmadas como sendo do mosquito transmissor da dengue.

         Estes novos focos foram encontrados nas imediaes da Avenida 15 de Novembro,  da Rua Espirito Santo, Distrito Federal, Baro do Rio Branco e Pernambuco. Com isso, sobe para 10 os focos do mosquito da dengue encontrados em Erechim.

         O coordenador da Vigilncia Sanitria, Mauri Pagliosa refora a responsabilidade dos moradores em previnir que a doena volte ao municpio. importante verificar se nos fundos do lote no existe materiais que possam acumular gua, pois neste periodo de altas temperatura e chuvas constantes, a ateno deve ser redobrada. As caixas d gua tambm devem estar bem fechadas, avisa ele, exemplificando que um dos primeiros focos foi encontrado em uma caixa d gua que coletava gua da chuva e no estava completamente tampada (fresta entre a tampa e a caixa parmitindo a entrada do mosquito).

          Um dado preocupante apontado pelo coordenador revela que nos meses de maro e abril a incidncia de focos da dengue maior do que em outros meses do ano. Alm do clima favorvel a proliferao do Aedes aegypti, outro motivo o perodo de retorno de frias, onde a populao que deixou sua residncia por alguns dias, volta a rotina e se depara com gua acumulada, mesmo em pequenos recipientes.

         Pagliosa destaca tambm que, alm da Vigilncia estar trabalhando nos locais onde foram encontradas as 10 larvas, um cuidado especial est sendo dado s proximidades da Avenida Farrapos, onde no final ano passado focos do mosquito da dengue foram localizados ali.