Prefeitura Municipal de Erechim - Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo ganha protagonismo na Economia Solidária do Rio Grande do Sul

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21779/associao-ps-na-terra-mos-do-mundo-ganha-protagonismo-na-economia-solidria-do-rio-grande-do-sul

10/12/2025

Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo ganha protagonismo na Economia Solidária do Rio Grande do Sul

Entidade ligada à Saúde Mental de Erechim participa da posse do Conselho Estadual de Economia Solidária e reforça o papel dos coletivos na construção de políticas públicas inclusivas.

Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo ganha protagonismo na Economia Solidária do Rio Grande do Sul
Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo ganha protagonismo na Economia Solidária do Rio Grande do Sul

A Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo — formada por usuários, trabalhadores e familiares dos serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Erechim — marcou presença em um momento histórico para a Economia Popular e Solidária do Rio Grande do Sul. A entidade participou, como organização de apoio e fomento, da posse do Conselho Estadual de Economia Solidária, realizada durante o 27º Seminário FEEPS – Economia Solidária na Estratégia Política do Brasil para 2026, em Porto Alegre.

 

Representando a associação, a vice-presidente Heloísa Rodrigues Prichua destacou a importância da participação ativa dos municípios na construção de políticas públicas que fortaleçam a autonomia econômica, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável — especialmente quando impulsionadas por coletivos que emergem da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

 

Para o secretário de Saúde, Vianei Mueller, integrar esse espaço representa mais do que um gesto simbólico. “É a reafirmação de um compromisso concreto com a transformação social. A presença da Associação Pés na Terra, Mãos do Mundo mostra a força da Economia Solidária quando nasce dos nossos serviços de Saúde Mental, da criatividade e da capacidade produtiva dos nossos usuários, trabalhadores e familiares. Erechim está atento às pautas que constroem o futuro e quer seguir contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e inovadora.”

 

A atuação da Pés na Terra, Mãos do Mundo reafirma o compromisso de Erechim com uma visão de futuro em que iniciativas comunitárias da Saúde Mental ganham voz, legitimidade e condições reais de crescer, promovendo inclusão, geração de renda e cidadania.

 

O município segue fortalecendo ações que plantam, cuidam e constroem um caminho mais solidário e sustentável para todos.

 

Fotos: SMS PME