Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim prestigia Encontro da Mulher Rural Erechinense
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2175/governo-de-erechim-prestigia-encontro-da-mulher-rural-erechinense

09/03/2009

Governo de Erechim prestigia Encontro da Mulher Rural Erechinense

Governo de Erechim prestigia Encontro da Mulher Rural Erechinense

Governo de Erechim prestigia Encontro da Mulher Rural Erechinense
Governo de Erechim prestigia Encontro da Mulher Rural Erechinense
 

Evento realizado em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sufraf e Associação de Mulheres Rurais marcou comemorações do Dia Internacional da Mulher

          O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8, foi marcado em Erechim pelo 14º Encontro da Mulher Rural Erechinense, que teve como tema central “Mulher Rural Fazendo História”, destacando a importância do trabalho da mulher rural nos 100 anos da colonização de Erechim. O encontro reuniu mais de 700 participantes no Ginásio de Esportes do Distrito de Capoerê e foi promovido pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Sutraf Alto Uruguai,  Associação de Mulheres Rurais com apoio da comunidade de Capoerê.

          O evento foi prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan, pelo prefeito Paulo Polis, pela primeira-dama Cristiane Polis, pela vice-prefeita, Ana de Oliveira, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Caldart, pelo gerente adjunto regional Theodoro Tedesco Neto, pelo chefe do Escritório Municipal, Paulo Tessaro, e pela coordenadora regional da área de Bem-Estar Social, da Emater/RS-Ascar, pela presidente da Associação de Mulheres Rurais, Marli Daniel, pelo coordenador regional do Sutraf Alto Uruguai, Ari Petuzatti, secretários municipais, lideranças locais e regionais.

         O dia foi de comemorações, de reflexões e informações – abordando com profundidade, entre outros, a questão da saúde da mulher do campo, com foco na prevenção. As autoridades lembraram as lutas, as conquistas, os avanços e a contribuição do sexo outrora tido como ‘frágil’ no crescimento de Erechim.

          As mulheres foram cumprimentadas pelo prefeito Paulo Polis. “Queremos integração da cidade com o campo”, disse ao parabenizá-las e garantiu: mais do que dar os parabéns a todas vocês por esta data, queremos assumir aqui o compromisso de garantir total apoio de nosso governo às suas lutas e demandas principais”, disse. A vice-prefeita Ana Oliveira também parabenizou as participantes e a organização pelo tema central do evento. “É também um dia para debatermos a história futura que queremos. Para pensarmos neste futuro, é que a prefeitura de Erechim institui a coordenadoria da mulher”, destacou.

          O gerente regional adjunto, Theodoro Tedesco Neto, reforçou a importância das parcerias que congregam o trabalho da mulher. “A Emater/RS-Ascar há longos anos realiza trabalhos com mulheres”.

          A coordenadora regional da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa lembrou que o primeiro encontro da mulher rural erechinense iniciou em Capoerê e cresceu a cada ano. Nádia destacou a importância do trabalho das agricultoras para o campo e para a cidade. Para nós da Emater, “vocês é que são “mulherão de verdade. Vocês que levantam cedo, cuidam da família e dos afazeres”. A Emater/RS-Ascar parabenizou também as 42 lideres comunitárias envolvidas no evento.

         O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan, destacou o trabalho da Emater e de Sindicatos com as mulheres em busca de seus direitos. Pavan lembrou das lutas e desigualdades enfrentadas pelas mulheres e também da liberdade, os direitos e avanços conquistados pelas mulheres. Mas observou que ainda, hoje, as mulheres ganham menos que os homens.

As mulheres também foram cumprimentadas pelo secretário municipal da Agricultura, Eloir Griseli, pelo coordenador da Sutraf Altou Uruguai, Pertuzati e por outras lideranças locais e regionais. A programação contou com momento religioso, com palestra do farmacêutico Antonio Santin, almoço de confraternização e baile.


Homenagens – As mulheres foram homenageadas e também prestaram homenagens. A Associação de Mulheres Rurais, Associação de Artesanato Rural e a comunidade de Capoerê entregaram mimos para o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan, para prefeito  Paulo Polis, para vice-prefeita Ana de Oliveira, para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar ,Theodoro Tedesco Neto, para a coordenadora regional da área de Bem- Estar Social, Nádia da Rosa e para o presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Caldart.