https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21729/crianas-do-pr-a-5-da-escola-baro-do-rio-branco-exploram-produo-rural
21/11/2025
Crianças do Pré A 5 da Escola Barão do Rio Branco exploram produção rural
Vivência no campo aproxima crianças da origem dos alimentos e amplia descobertas sobre a natureza.
A turma do Pré A 5 da Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco realizou, ao longo deste ano, um projeto especial de investigação sobre as diferenças entre o campo e a cidade, a origem dos alimentos e o processo de crescimento das plantas.
A iniciativa nasceu das percepções da professora Tamara C. Rech Racoski durante as rodas de conversa com as crianças. “Percebi que muitas delas não sabiam como era a vida no campo, como as frutas eram colhidas e de onde vinham itens básicos do nosso dia a dia. Por isso surgiu o projeto, para que as crianças possam vivenciar e experienciar”, explica a professora.
O trabalho envolveu a construção de maquetes, pesquisas, brincadeiras e diversas interações que ampliaram a curiosidade e o conhecimento dos estudantes. Como atividade de fechamento das investigações, no dia 18 de novembro a turma visitou a propriedade Frutas Rech — passeio realizado em parceria com a Linha do Turismo, integrando o projeto pedagógico com experiências reais e significativas.
Durante a visita, as crianças exploraram os pomares, conheceram as etapas de produção e colheram frutas diretamente do pé. A vivência proporcionou descobertas, encantamento e contato direto com a natureza. O momento marcou os pequenos, que demonstraram entusiasmo com a oportunidade de ver de perto o processo de colheita, especialmente dos pêssegos.
Para Joceny Judson Edmond, de 4 anos, o passeio foi inesquecível: “Foi muito legal, quero vir mais vezes”, disse.
A professora Diuliana Chiaradia Pimentel destaca a importância da experiência no desenvolvimento das aprendizagens. “Proporcionar vivências para além da sala de aula faz nossos olhos de adultas brilharem com o encantamento das infâncias. Fortalece nosso trabalho pedagógico e coloca as crianças como protagonistas das investigações”, citou.
A coordenadora pedagógica Chaiane Orso Neis também ressalta o impacto da atividade. “A curiosidade se tornou experiência real, vivida e sentida pelas crianças: desde o momento de entrar no ônibus, observar as paisagens e animais pelo caminho, acompanhar as explicações, degustar o pêssego e descobrir insetos que colhem o néctar das flores do pé de romã. É encantador ver e sentir a infância acontecendo. Destaco ainda o carinho com que fomos recebidos e o cuidado da família Rech em conversar com as crianças e responder às inúmeras dúvidas com atenção”, afirmou.
Fotos: SMEd PME
21/11/2025
Escola Cristo Rei realiza II Sarau da Consciência Negra com apresentações culturais e reflexão sobre igualdade racial
18/11/2025
Escola Irmã Consolata promove experiência investigativa sobre animais de jardim em visita à UFFS
17/11/2025
Projeto Samuzinho reforça preparo dos estudantes em Primeiros Socorros nas Escolas Municipais
13/11/2025